jump to navigation

O Céu do Mês – Setembro de 2012

Faça aqui o download da carta celeste de Setembro de 2012 (cortesia Skymaps).

Baixe aqui o Almanaque Astronômico 2012, produzido pelo CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais).

Destaques do mês de Setembro

No dia 22 de Setembro acontecerá um evento chamado equinócio de primavera. O equinócio acontece quando o dia tem a mesma duração da noite, ou seja, a Terra recebe o mesmo tanto de luz solar nos dois hemisférios, como mostra a imagem a seguir.

Os equinócios acontecem no mês de Março e Setembro. Em Março marca o começo da primavera no hemisfério norte e em Setembro no hemisfério Sul.

Além disso será o ultimo mês deste ano para ser observar Saturno. Depois de Setembro ele estará aparentemente muito próximo ao Sol, impossibilitando sua observação.

Calendário do mês de Setembro

08/09 – Lua em fase Quarto Minguante próximo ao planeta Júpiter.

12/09 – Lua próxima ao planeta Vênus.

16/09 – Lua em fase Lua Nova.

22/09 – Lua em fase Quarto Crescente e Equinócio de primavera

30/09 – Lua em fase Cheia.

Os Planetas do Mês de setembro

Mercúrio, na constelação de Leão,  estará muito próximo ao Sol durante todo mês de Setembro, impossibilitando sua observação.

Vênus, próximo a constelação de Gêmeos, estará com magnitude -3.8. Poderá ser observado todas as manhãs de Setembro, nascendo aproximadamente as 4h próximo do horizonte Leste. No dia 12 a Lua estará próximo a Vênus.

Marte, com magnitude 1.38, poderá ser observado todas as noites do mês de setembro, próximo a constelação de Virgem.

Júpiter estará na constelação de Touro com magnitude -1.94. Poderá ser observado todas as madrugadas do mês de Setembro, a partir da 1h. No dia 8 a Lua estará próximo a Júpiter.

Saturno, na constelação de Virgem, estará com magnitude 0.99. Poderá ser observado durante todas as noites do mês de Setembro. Será o último mês para observar Saturno neste ano.

Urano, com magnitude 6.0, poderá ser observado durante todas as noites deste mês, na constelação de Peixes. Urano só poderá ser observado com auxilio de um telescópio.

Netuno poderá ser observado, com auxílio de um telescópio, na constelação de Aquário, com magnitude 7.65.

Comentários»

1. cleyton - 11/09/2012

tenho observado, um planeta ou estrela bem acima de marte nes mes de setembro. é vermelho como marte entre duas estrelas menos brilhante acima e embaixo do mesmo, alguem pode me dizer o nome deste astro ou estrela?

2. Sel Mendes - 17/09/2012

clayton, Ontem Marte estava à 20 graus de elevação e 258 de azimute (oeste).Marte esteve nessa posição de 60 graus só as 17:06BRT (20:06UTC).A estrela vermelha, mais proxima dessa posição de 60 graus acima do horizonte era Antares à 45 graus de elevaçã,o também à oeste.

3. claudio - 17/09/2012

vi um planeta hoje na constelação de líbra,de semana em semana ele estará mais acima.Afinal,que planeta é asse?

4. Gustavo Fontes - 01/10/2012

Tenho observado há alguns meses objetos no céu do Rio de Janeiro (Cidade de Maricá) que não consigo identificar. Tem formato losangular (creio eu) e são maiores que estrelas (provavelmente estão mais próximos), brilham muito e parece que emite luz vermelha e branca. Acho que deve ser algum tipo de satélite, mas é possível ver vários iguais, alguns maiores outros menores (mais próximo ou mais distante do local de observação), pesquisei alguns sites, entre eles o INPE mais não consegui nenhuma informação. Se alguém puder me informar o que é seria ótimo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: