jump to navigation

O Céu do Mês – Janeiro de 2012

Faça aqui o download da carta celeste de Janeiro de 2012 (cortesia Skymaps).

Baixe aqui o Almanaque Astronômico 2012, produzido pelo CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais)

 

Mercurio estará visível somente meio a hora antes do amanhecer, com magnitude -0.31, próximo a constelação de Cerpentário. Ele só poderá ser observado até a segunda semana  de Janeiro, depois disso ele estará abaixo do horizonte.

Vênus poderá ser observado durante todo o mês de Janeiro, próximo ao horizonte Oeste, na constelação de Capricórnio, logo após o por do Sol. Depois das 22h ele estará abaixo do horizonte, impossibilitando sua observação. Sua magnitude é de -3.91.

Marte estará nascendo no horizonte Leste, próximo da meia noite, entre as constelações de Virgem e Leão. Poderá ser observado durante todo o mês de Janeiro, com magnitude 0.14 no inicio do mês. Ao decorrer das noites sua magnitude aumenta, sendo cada vez mais brilhante.

Júpiter estará visível todas as noites do mês de  Janeiro. Ao anoitecer ele estará próximo das constelações de Peixes e Baleia com magnitude de -2.6. Durante o mês de Janeiro, Júpiter terá seu brilho atenuado, sua magnitude cairá para -2.4. No dia 22 de Janeiro estará em quadratura (90° a Leste do Sol)

Saturno nasce no horizonte Leste às 2h da manhã, no inicio no mês com magnitude 1.28 na constelação de Virgem, próximo a estrela mais brilhante Spica. Ao passar das noites seu brilho aumenta e sua magnitude cai para 1.19. O melhor horário para se observar Saturno através de um telescópio é um pouco antes do Sol nascer.

Urano será visível, com ajuda de um telescópio, durante todo o mês de Janeiro logo ao anoitecer. Ele estará próximo da constelação de Peixes, com magnitude 5.87. A partir das 23h não será possível sua observação.

Com auxilio de um telescópio será possível observar Netuno logo ao anoitecer, próximo de Venus, na constelação de Aquário com magnitude 7.95. A partir das 22h não será mais possível observá-lo. No dia 12 ele estará em conjunção com Venus.

Depois do dia 23 de Janeiro sua observação não será possível.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: