jump to navigation

O Céu do Mês – Fevereiro de 2012

CÉU DO MÊS – FEVEREIRO DE 2012.

O mês de fevereiro é marcado pelo grande numero de plantas visíveis durante as noites. Vênus e Júpiter marcam o inicio da noite, sendo visível grande parte do mês. Marte vem se aproximando de seu brilho máximo ao longo das noites. Nas ultimas semanas de Fevereiro, Mercúrio também surgira junto com o anoitecer. Ao amanhecer, Marte põe-se e Saturno eleva seu brilho.

MERCÚRIO com magnitude -1 aparece logo ao entardecer, se pondo junto ao Sol. Sua observação poderá ser um pouco difícil por causa da sua aproximação aparente do Sol.  A partir do dia 22 sua observação poderá ser feita sem grandes problemas.

VÊNUS, com magnitude -4.1, poderá ser visto todo fim de tarde durante o mês de Fevereiro, na constelação de Peixes.  No dia 25 Vênus estará em conjunção com a Lua no ao entardecer. Por volta das 19h30min (horário de verão) não será mais possível a observação pois estarão abaixo da linha do horizonte.

MARTE variou significantemente seu brilho durante este mês, variando entre -0.5 a -1.2 de magnitude. Nascendo no inicio da noite no horizonte leste, entre as constelações de Leão e Virgem, Marte ao longo do mês caminha para a constelação de Leão.

JÚPITER surge ao anoitecer próximo a constelação de Baleia, com magnitude -2.13. Ele poderá ser observado até às 23h (horário de verão). Após esse horário ele se põe no horizonte Oeste.  No dia 26 Júpiter e Lua entram em conjunção, muito próximos a linha do horizonte. Será necessário uma boa visão do horizonte para observar o fenômeno.

SATURNO poderá ser observado durante todo o mês de Fevereiro, nascendo aproximadamente as 22h (horário de verão) no horizonte Leste, com magnitude 1.11.  Saturno está um pouco menos brilhante do que Spica, a estrela principal da constelação de Virgem.

URANO com magnitude 5.92 só poderá ser observado este mês ao entardecer, próximo ao planeta Vênus. Ao longo do mês Urano e Vênus irão se afastar. No dia 24 Urano e a Lua estarão aparentemente próximos, na constelação de Peixes.

Lembrando que só é possível observar Urano com ajuda de um telescópio.

NETUNO está com magnitude 7.97, porém como ele está aparentemente muito próximo ao Sol não será possível sua observação no mês de Fevereiro.

 A LUA NO MÊS DE FEVEREIRO

O mês começa com a Lua em sua Fase Cheia no dia 07, nascendo aproximadamente as 21h (horário de verão) no horizonte Leste, entre as constelações de Câncer e Hidra.

No dia 14 de Fevereiro a lua estará em sua fase Quarto Minguante  nascendo aproximadamente as 23h30min (horário de verão) na constelação de Escorpião.

No dia 21 a lia entra em sua fase de Lua Nova, nascendo às 6h (horário de verão) da manhã

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: