jump to navigation

O Céu do Mês – Fevereiro de 2010

Faça aqui o download da carta celeste de Fevereiro de 2010 (cortesia Skymaps).

Confira abaixo quais os principais fenômenos astronômicos do mês de fevereiro. Todos os horários são para a cidade de São Carlos/SP.

Atenção! As efemérides exibidas nesta página já estão ajustados  para o Horário de Verão, que entrou em vigor  partir das 00:00 do dia 18 de outubro de 2009, e  deixará de ser válido no próximo dia 21 de fevereiro, a partir da 00:00.

Destaques do mês

Terça-feira, 02/02

Uma bela observação para esta madrugada, pois a Lua e o planeta Saturno estarão bem próximos no céu. clique na imagem abaixo para mais detalhes:

Créditos: stellarium

Sexta-feira, 05/02

21:50 Lua em Quarto Minguante

Domingo, 07/02

Pico da chuva de meteoros Alfa-Centaurídeos. Neste dia, estima-se que serão observados cerca de 10 meteoros por hora. Se você quiser observá-los, é recomendado observar o céu após o anoitecer.

Sábado, 13/02

00:00 A Lua atinge o Apogeu, o ponto de sua órbita mais distante da Terra (406544 km).

Domingo, 14/02

00:53 Lua Nova

21:21 Netuno entra em conjunção com o Sol. A partir deste dia, ele começa a aparecer no céu antes do amanhecer.

Quarta-feira, 17/02

00:14 Júpiter entra em conjunção com Vênus.

Domingo, 21/02

00:00 Término do Horário de Verão brasileiro.
A partir deste dia, os brasileiros que vivem nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Esírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal terão de atrasar seus relógios em uma hora.
Clique aqui e confira no decreto assinado em 2008 sobre o período do Horário de Verão no Brasil.

21:43 Lua entra em Quarto Crescente

23:16 Máxima aproximação do asteróide Vesta em relação à Terra (212 milhões de km). Entretanto, neste dia sua magnitude estará tão baixa (+6,1), sendo invisível a olho nu.

Sábado, 27/02

18:11 A Lua atinge o Perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra (357830 km).

Sábado, 28/02

06:50 Júpiter entra em conjunção com o Sol (ver imagem acima). A partir deste dia, ele começará a ser visível ao amanhecer.

13:38 Lua Cheia

 

Os Satélites em Fevereiro

Neste mês, a Estação Espacial Internacional (ISS em inglês)  poderá ser vista apenas 3 dias deste mês (19, 21 e 22 de fevereiro). Como sua magnitude estará muito baixa, a estação será facilmente visível no céu. Já o Telescópio Espacial Hubble (HST em inglês) será melhor observável antes do amanhecer até o dia 24; depois desse dia, ele estará visível após o anoitecer. Além do Hubble e da ISS, será possível observar vários satélites no céu ao longo do mês, sempre ao anoitecer ou antes de amanhecer.
Confira na carta abaixo os satélites mais visíveis neste mês. (Clicando nas datas, é possível ver um mapa com informações e posições de cada satélite).

Clique aqui para ver as passagens dos satélites mais visíveis durante o mês de fevereiro (arquivo em .pdf)

Créditos: Heavens-Above

*Direção: ponto cardeal onde o satélite aparece – ponto cardeal onde o satélite desaparece.
OBS: clique aqui para ver onde ficam as direções descritas na tabela acima.
OBS nº 2: os horários de passagens dos satélites já estão ajustados para o término do Horário de Verão.


Os Planetas em Fevereiro

OBS: os horários marcados com (HV) estão adaptados ao término do horário de Verão. Os horários sem marcação está ajustados ao horário normal.

No início do mês, o planeta Mercúrio estará visível no céu antes do amanhecer, a aprtir das 05:50 (HV). Ao longo do mês o planeta tornará-se mais brilhante, seno possível observar seu deslocamento da constelação de Sagitário para Capricórnio. No final de fevereiro, o planeta será visível a partir das 06:00

Apesar de seu brilho intenso (magnitude de -3,6), Vênus será difícil de observar  em fevereiro devido a sua proximidade com o Sol. Ele está entre as cosntelações de Sagitário e Capricórnio, seguindo rumo á constelação de Peixes.

O planeta Marte estará visível toda noite nesse mês. No dia 1º, ele estará no céu a partir das 20:45 (HV). Ao longo do mês, ele já começará a ser visível após o pôr do Sol, sendo que no dia 28, ele estará se ponto às 02:20. O planeta vermelho encontra-se entre as constelações de Câncer e Gêmeos

O  planeta Júpiter só será visível em fevereiro logo após o pôr-do-Sol, se pondo às 20:20 (HV). Já a partir do dia 21, já não será mais possível observá-lo devido a sua proximidade em relação ao Sol.

Já Saturno está surgindo no céu cada vez mais cedo durante a noite. Localizado na constelação de Virgem, o planeta surge no início do mês às 23:30 (HV), com magnitude +1,1. Já para o final defevereiro, ele aparecerá no céu a partir das 20:40, com magnitude 1,0.

Assim como Júpiter, Urano estará no céu logo após o pôr-do-Sol. Ele estará se pondo às 21:30 (HV) no dia 1º. Já para a metade do mês, o planeta estará muito próximo do Sol, sendo impossível observá-lo. Urano encontra-se na Constelação de Peixes, próximo à Pégaso, Baleia e Aquário

Em fevereiro, Netuno já estará se pondo às 20:00 (HV); entretanto, sua baixa luminosidade o impede de ser visto através de um binóculo. No dia 14, o planeta entre em conjunção com o Sol, sendo impossível observá-lo. O planeta encontra-se na constelação de Capricórnio.

Comentários»

1. milena-gostosa - 19/03/2010

esse site é muito enteressante


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: