jump to navigation

O Céu do Mês – Abril de 2010

Faça aqui o download da carta celeste de Abril de 2010 (cortesia Skymaps).

Baixe aqui o Almanaque Astronômico 2010, produzido pelo CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais).

Confira abaixo quais os principais fenômenos astronômicos do mês de abril. Todos os horários são para a cidade de São Carlos/SP.

Destaques do mês

Terça-feira, 06/04

06:39 Lua em Quarto Minguante

Quarta-feira, 07/04

20:29 Mercúrio estará em elongação máxima ao Oeste.

Quinta-feira, 08/04

23:34 A Lua atinge o Apogeu, o ponto de sua órbita mais distante da Terra (405008 km).

Quarta-feira, 14/04

09:29 Lua Nova

Sábado, 17/04

Fiquem atentos a este dia, pois o planeta Marte estará muito próximo do aglomerado de Presepio (M44). Ele será visível pela madrugada. Clique na imagem para saber a posição de M44 e de Marte neste dia.

Créditos das imagens: stellarium

Quarta-feira, 21/04

15:20 Lua em Quarto Crescente

Quinta-feira, 22/04

Pico da chuva de meteoros Lirídeos. Neste dia, estima-se que serão observados cerca de 15 meteoros por hora. Se você quiser observá-los, é recomendado observar o céu após o anoitecer.

Sábado, 24/04

20:59 A Lua atinge o Perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra (367149 km).

Quarta-feira, 28/04

09:29 Lua Cheia

09:06 Mercúrio entra em conjunção inferior. A partir deste dia, ele passa a ser visível antes do amanhecer.

Sexta-feira, 12/03

06:36 A Lua atinge o Apogeu, o ponto de sua órbita mais distante da Terra (406013 km).

Domingo, 14/03

Mercúrio entra em conjunção superior com o Sol. A partir deste dia, ele passa a ser visível após o anoitecer

Os Satélites em Abril

Neste mês, a Estação Espacial Internacional (ISS em inglês)  poderá ser vista apenas 3 dias deste mês (01, 22 e 24 de abril). Como sua magnitude estará muito baixa, a estação será facilmente visível no céu. Já o Telescópio Espacial Hubble (HST em inglês) será melhor observável aantes do amanhecer até o dia 12; depois desse dia, ele estará visível após o anoitecer ,sendo que as melhores visualizações ocorrerão após o dia 18. Além do Hubble e da ISS, será possível observar vários satélites no céu ao longo do mês, sempre ao anoitecer ou antes de amanhecer.
Confira na carta abaixo os satélites mais visíveis neste mês. (Clicando nas datas, é possível ver um mapa com informações e posições de cada satélite).

Clique aqui para ver as passagens dos satélites mais visíveis durante o mês de abril (arquivo em .pdf)

Créditos: Heavens-Above

*Direção: ponto cardeal onde o satélite aparece – ponto cardeal onde o satélite desaparece.
OBS: clique aqui para ver onde ficam as direções descritas na tabela acima.

Os Planetas em Abril

(Clique nas imagens para ampliá-las)

No mês de Março, o planeta Mercúrio não poderá ser observado devido a sua proximidade com o Sol no céu. Ele se encontra no início do mês na constelação de Peixes, seguindo rumo à constelação de Capricórnio.

Apesar de seu brilho intenso (magnitude de -3,6), Vênus estará no céu logo após o pôr-do-Sol, o que dificulta sua observação. Ele estará na constelação de Peixes no início do mês, passando por àries e se encontrando próximo de Touro no final do mês.

Marte estará visível pela noite, podendo ser observado logo após o pôr-do-Sol. No dia 1º, ele estará se pondo às 00:30 e no final do mês, estará se pondo às 23:15. O planeta vermelho encontra-se cruzando a constelação de Caranguejo (Câncer), com magnitudes de 0,3 (início do mês) e 0,9 (no final do mês).
A imagem abaixo simula a posição de Marte no dia 15, às 21:00. Ele se encontra na direção noroeste e, no dia 22, a Lua estará próxima a ele.

Não será possível observar Júpiter começa a surgir no céu a partir às 05:30, sendo visível antes do amanhecer com magnitude de -1,6. Ao longo de abril, ele surgirá no céu cada vez mais cedo, sen oque no dia 30 ele já estará visível a partir das 04:00.
A imagem abaixo simula a posição de Jupiter no dia 20 de abril, às 05:00. Ele se encontra na constelação de Aquário, seguindo movimento em direção a Peixes, e no dia 11, ele estará próximo da Lua.

Já Saturno estará visível em abril por todo o período noturno. Localizado na constelação de Virgem, o planeta estará se pondo no início do mês às 05:00, com magnitude +1,0. Pelo final do mês, ele estará se pondo mais cedo, às 03:00, mantendo a mesma magnitude.
A imagem abaixo simula a posição de Saturno no dia 15, à meia-noite. A lua estará próxima ao planeta dos anéis no dia 25.

Assim como Mercúrio, Urano já começa a ser visível no céu antes do amanhecer. No início de abril, ele ainda estará muito próximo do Sol, dificultando sua observação. Já pelo dia 11, este planeta começará a surgir no céu a partir das 05:30; ao passar dois dias, ele começará a aparecer no céu cada vez mais cedo. Já pelo dia 30, le nascerá às 04:15.
A imagem abaixo simula a posição de Urano no dia 30 de abril, às 5:00. Ele encontra-se na constelação de Peixes, próximo à Pegaso; mas sua baixa luminosidade faz com que seja impossível de observá-lo a olho nú, sendo necessário o auxílio de um telescópio de médio porte.

Netuno estará no céu abril antes do amanhecer. No dia 1°, ele estará no céu a partir das 04:00; já no dia 31, o planeta azul estará no céu a partir das 02:00, entre Capricórnio e Aquário. A imagem abaixo simula a posição do planeta azul às 04:00, no dia 15 de abril.
Sua baixa luminosidade faz com que ele seja impossível de ser observado a olho nú, por isso recomenda-se um telescópio de médio porte.

Créditos das imagens: stellarium

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário