jump to navigation

O Céu do Mês – Fevereiro de 2009

Faça aqui o download da carta celeste de Fevereiro de 2009 (cortesia Skymaps).

Baixe aqui o Almanaque Astronômico 2009, produzido pelo CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais).

Confira abaixo quais os principais fenômenos astronômicos do mês. Todos os horários são para a cidade de São Carlos/SP.


Saturno, o Senhor dos Anéissaturno

Fevereiro marca o início do reinado de Saturno nos céus. Logo no início do mês, o planeta estará visível após as 23h, e  a partir do dia 20 será visível durante toda a noite.

Saturno aparecerá no céu na constelação de Leão, entre Regulus e Spica, brilhando com magnitude 0,9. No dia 12, a Lua passará a apenas 6 graus de Saturno.

Desta vez não teremos uma visão muito privilegiada dos anéis.  A pequena inclinação do planeta fará com que estes sejam vistos quase de perfil, como mostrada na imagem acima, capturada pelo telescópio espacial Hubble.

Estação Espacial Internacionaliss2007-08-01

Na semana de 7 a 14 de fevereiro, a Estação Espacial Internacional (ISS) fará uma série de passagens visíveis da América do Sul. O artefato poderá ser observado como um ponto luminoso, se movimentando lentamente em uma trajetória retilínea. O fenômeno dura cerca de 6 minutos. Em algumas passagens, a ISS brilhará mais que qualquer estrela no céu!

Veja nesta tabela as datas de passagens em fevereiro para a cidade de São Carlos. Para obter os horários das pasagens da ISS em outras localidades, visite a página do Heavens Above, que fornece os horários de milhares de satélites em órbita terrestre.

A imagem acima foi obtida com o telescópio de 80 cm do Observatório de Munich (Alemanha), gentilmente cedida pela equipe do tracking-station.de.

Terça-Feira, 3/2luapleiades4fev

Uma excelente maneira de conhecer melhor o céu é acompanhando o trajeto da Lua e dos planetas.

Na noite de terça para quarta-feira, a Lua estará muito próxima do algomerado das Plêiades, as Sete Irmãs.

Até o mais modesto instrumento ótico (um binóculo por exemplo), poderá revelar uma visão como a acima. Esta figura foi produzida com o Stellarium, um software gratuito que simula a aparência do céu em qualquer local do mundo, em qualquer época. Altamente recomendado!

Quinta-Feira, 12/2

Hoje é o melhor dia para observar Mercúrio, que atinge sua elongação máxima a oeste. Será visível com magnitude -0,2 antes do nascer do Sol.


Sexta-Feira, 20/2

Olhando para o Oeste, logo após o pôr-do-Sol, uma “estrela” reina sobre o horizonte. Esse farol na verdade é o planeta Vênus, nosso vizinho mais próximo depois da Lua, a meros 87 milhões de quilômetros.

Nesta data Vênus atinge seu brilho máximo: magnitude -4,6. Isso significa que Vênus estará com brilho  equivalente a 18 vezes o da estrela mais brilhante visível no céu, Sirius. Quem observar Vênus com um telescópio verá que o planeta apresenta uma forma crescente, como a da Lua. Há 400 anos, observando as fases de Vênus, Galileu Galileu concluiu que o Sol e não a Terra era o centro do Sistema Solar. Leia mais sobre a importância das descobertas de Galileu aqui.

Terça-Feira, 24/2

O Cometa Lulin já pode ser visto antes do Sol nascer, próximo a Antares.

O Cometa Lulin já pode ser visto antes do Sol nascer, próximo a Antares.(G. Huppel)

Antes do amanhecer, no horizonte Oeste, uma “estrela” ligeiramente amarelada se destaca. É Saturno, que durante os próximos meses será um dos principais destaques do céu noturno.

No final de fevereiro o Senhor dos Anéis terá uma companhia muito especial: o cometa Lulin, que já está visível com o auxílio de binóculos. Gregg Huppel, de St. Louis (EUA) registrou estas imagens recentemente. Se São Pedro colaborar, e tivermos céus limpos, poderemos presenciar um espetáculo memorável.

No dia 24 Lulin fará sua aproximação máxima da Terra. O cometa será visível a olho nu durante as madrugadas em localidades remotas, de céu escuro, como uma mancha esbranquiçada no céu na constelação de Virgo.  Gregorio Drayer, da Universidade Simon Bolivar (Venezuela), preparou estas cartas celestes para localizar o cometa.

Sexta-Feira, 27/2

Fechando o mês com chave de ouro, a Lua crescente estará bem ao lado de Vênus no começo da noite. Uma excelente oportunidade para fotografar estes astros. Há 25 anos, a sonda Mariner 10 enviava as primeira fotos do planeta irmão da Terra.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: