jump to navigation

O Céu da Semana

O Céu da Semana agora é produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar. Todas as semanas, Carolina Fonseca e Gustavo Rojas apresentam dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

O quadro Céu da Semana é um quadro também no Paideia, programa radiofônico sobre cultura científica apresentado ao vivo todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar.

Acompanhem mais notícias no blog http://programapaideia.wordpress.com/

Confira abaixo o episódio dessa semana e, no menu ao lado, os programas anteriores.

A partir do episódio 103, apresentaremos também o programa com efemérides do Hemisfério Norte! A narração é de Joana Marques. Clique aqui para ir para a página do Céu da Semana – Hemisfério Norte

Você também pode receber notícias sobre o programa no perfil do programa no Twitter (@CeudaSemana)


Anúncios

Comentários»

1. Radeir - 14/02/2011

Grande,Gustavo Rojas!
Adoro ” O Céu da Semana” e gostaria de saber se é legal o telescópio tasco – ref.60070 c/Tripe e 3 oculares oferecido em loja perto de minha casa por 525,00 e tem também a Luneta Vision VH 6660 c/3 oculares, a 261,00. É mesmo uma super promoção .Qual deles é melhor para o meu primeiro instrumento de observação do céu – amo em especial: Orion, Cão Maior, Auriga,Taurus, este grupinho maravilhoso e também a Constelação de Escorpião. A propósito,a Constelação de Escorpião é vista evoluindo no céu ,perto de Vênus,antes do nasceu do Sol?
Parabéns, seu trabalho é encantador!

gurojas - 15/02/2011

Olá Radeir, obrigado pelo recado e pelos elogios. Eu não recomendo nenhum destes telescópios. Procure pelas marcas: Celestron, Orion, Meade e SkyWatcher, todas tem representantes no Brasil. Se você estiver iniciando agora na astronomia é recomendável se familiarizar com o céu a olho nu e com binóculos, para depois investir em um telescópio.
Sobre Escorpião, está nascendo por volta das 3h, Vênus está logo abaixo.
Céus limpos!

2. yasmin cristina poli silva - 29/04/2011

sou yasmin e estou participando da prova xii oba e queria saber qual e site da prova oba? para poder ir melho e tirar uma nota otima

3. ricardo barreto - 08/05/2011

Olá Gustavo tudo bem, olha cansei de telescopio é muito trabalho, peso, ajuste ufa, quero um binoculo, mas descobri que tem 2 com mesma abertura 70 mm mas com aumento diferentes 15 e 25 nao me importo em usar tripe, mas sera que o campo de visao e a saida de pupila sera pequeno. Esse de 25 de aumento é de saída de pupila de 2.8 e campo de visao de 2.7 quero ver planetas, sera que a saida vai ser pequeno demais? obrigado e parabens pelo programa

gurojas - 11/05/2011

Olá Ricardo. Para ver planetas você vai precisar de um telescópio mesmo. Binóculos tem pouco aumento para isso. Para ver os anéis de Saturno por exemplo você precisa pelo menos de 30 vezes de aumento e mesmo assim apareceriam minúsculos. Pessoalmente eu recomendo binóculos com pouco aumento, até 10 vezes no máximo, para observação de aglomerados, nebulosas e a Via Láctea. Lembrando que a pupila de saída é a razão entre a abertura e o aumento, portanto quanto maior o aumento menor a pupila.

4. ricardo barreto - 14/05/2011

muito obrigado Gustavo pelas dicas, vou pensar muito sobre elas. Grande abraço e parabens pelo excelente programa, até outra oportunidade.

5. Gabriel - 03/09/2011

olá Gustavo,eu estou pensando em adquirir um binóculo celestron up close 10×50 da astroshop poderia me informar se ele é bom?se não for, me informe um outro bom que não seja muito caro,obrigado e parabéns pelo seu programa

6. Claus leite - 18/11/2011

ola bom dia sou novato nos ceus heheheh, comprei um telescope equatorial refletor newtoniano 100150eq, constellation equifoto, acontece que n consegui ver nada heheheh, olhei na mira e vi mais no telescopio nao vejo nada viro para uma lado para outro levanto baixo e nao encontro o que vejo pela mira poderia ajudar ?? fiz uma compra acertada com essa marca ???
aguardo breve resposta
bom programa parabens
estou em Teresina Piaui

7. sara - 20/12/2011

Olá, queria saber qual a melhor localização para observar a constelação de pegaso , pois quero ver andromeda

gurojas - 10/01/2012

Sara, as constelações de Pégaso e Andromeda são melhor observadas do hemisfério norte.

8. Tulio - 22/01/2012

Olá Gustavo! Estive pensando em comprar um telescópio e vi alguns como um Greika (Telescópio Greika 60050m / Distancia Focal de 600mm / Objetiva de 50mm) e um Zenit (Telescópio Astrônomico Lente Barlow com Zoom 100x e Tripé em Alumínio – F600X50 – Zenit), qual dos dois seria o melhor para uma observação dos astros? Um abraço e parabéns pelo trabalho.

9. Tulio - 22/01/2012
gurojas - 24/01/2012

Tulio, eu não recomendo adquirir telescópios destas marcas, nem comprá-los nas Casas Bahia. Procure por produtos Orion, SkyWatcher ou Meade em lojas especializadas como Astroshop e Armazém do Telescópio. É recomendável também que você já saiba localizar os planetas no céu e usar uma carta celeste antes de adquirir um telescópio.

10. Marcos - 06/02/2012

Oi, Gustavo! Parabéns pelo site! Estou interessado em começar a praticar astronomia amadora e fiquei muito empolgado com o que li e vi aqui! Gostaria de pedir uma sugestão, se for possível. Estou adquirindo um binóculo (meu primeiro) para observação celeste e fiquei em dúvida entre das duas possibilidades que seguem abaixo: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/bioculars/octans7x50.html e http://www.opticsplanet.net/nikon-7×50-action-extreme-binoculars-7239.html . Percebi que o Nikon é a prova de umidade e talvez seja por isso que custa mais caro. Queria saber no que tange ao resto, qual seria melhor? Fui até o site da Nikon e não consegui descobrir se as lentes são coated ou multicoated, nem se são Bak4 ou Bak7. Sei que o Octans é Bak4, multi-coated nas lentes e coated nos prismas. Será que tu poderias dar uma sugestão? Obrigado pela atenção!

11. wanderson marcos da silva - 08/02/2012

ola rojas, sou wanderson sou seu fam e adoro seu trabalho, tenho um equatoriano 150 mm gostaria de receber dicas de como mapiar o ceu minha latitude e` 19 graus ja encontro a linha norte sul mas nao consigo entender como funsiona meu suporte grato e ate breve

gurojas - 15/02/2012

Olá Wanderson, assita esse nosso vídeo que ensina como alinhar uma montagem equatorial – http://www.youtube.com/watch?v=g1fW7NLT5ts

gurojas - 15/02/2012

Olá Marcos. Ambos os modelos são adequados para astronomia e bastante similares. O Nikon tem lentes multi-coated e prisma Bak4. Cuidado se for importar pois vai pagar impostos.

12. Tulio - 24/02/2012

Obrigado pela dica Gustavo! Eu fui em uma loja especializada, mas não teve jeito, me convenceram a comprar um Greika, até porque as marcas citadas por você são mais caras, tava procurando algo pra inicializar… Mas comprei um outro pouco melhor que o que mencionei. Estou utilizando da carta celeste conforme instrução, e sempre acompanhando o blog… Procurei na página do youtube do blog sobre como ver nebulosas com o telescópio (e onde estão posicionadas), mas não encontrei, gostaria de saber se já teve ou terá algo do tipo. E desde já parabenizo pela aparição no Jornal Nacional desta sexta-feira. Um abraço!

13. Fernando - 01/03/2012

Diletos,
Como posso localizar as Peleides no céu? Em especial Alcyone.
Fico grato.

14. sara - 08/03/2012

ameeiii as dicas, sobre marte meu planeta favorito

15. Gabriele - 08/03/2012

No ultimo dia 7 de março foi possivel avistar uma estrela ou planeta seilá no céu estava um pouco abaixo da lua. Mas nunca vi nada parecido era muito forte o brilho dela e tambem nunca vi nenhuma estrela para baixo da lua . Se alguem souber oque era poderia me responder. Desde já agradeço. Meu email é Gabriele_Aggio@hotmail.com alguem poderia responder no meu email obrigada .

gurojas - 09/03/2012

Gabriele, era o planeta Marte.

16. sara - 09/03/2012

saturno esta muito dificil de ver, posso estar confundindo ele com a estrela spica??

17. Antônia Maria da COnceição - 09/03/2012

amei aqui descobrir quais os planetas em que eu não conhecia,agora ja sei quais os planetas que vejo as 18:00

18. paulo cesar do nascimento - 14/03/2012

gostaria que esses filmes fossem enviados para nós para podermos melhor trabalharmos em sala de aula despertando assim maior in teresse do alunado.

19. Daniela Anselmi - 17/03/2012

Gustavo Rojas, tudo bem? Gostaria de saber se você pode me dar algumas informações sobre o céu do mês de abril de 2012 ; quais são planetas, constelações e demais fenômenos astronômicos que poderemos observar.
Obrigada desde já!
Daniela

gurojas - 18/03/2012

Cara Daniela,

na última semana de Março publicaremos essas informações na nossa seção “O Céu do Mês”.

20. Nelma Maria Resende - 30/03/2012

Este é para os alunos interessados na OBA 2012.

21. Bezerra - 03/04/2012

Olá Gustavo, parabens pelo site. Gostaria de saber se um telescopio da GSO de 254 mm de abertura, montagem azimutal, vendido pelo armazem do telescopio, é de qualidade e a qual finalidade específica se presta. Pretendo fazer pesquisas básicas (elementares) em astronomia e queria saber se esse seria uma boa opção, ou se teria outra ideia com um orçamento parecido com esse. Grato!!!!

gurojas - 03/04/2012

Caro Bezerra, este telescópio é de boa qualidade, vai permitir você observar tanto objetos no sistema solar como aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias (desde que de um local com céu escuro). O único ponto negativo é a montagem dobsoniana, que permite apenas observação visual. Para astrofotografia é necessário uma montagem equatorial motorizada. Mas pelo valor desse telescópio ele é imbatível e muito indicado para principiantes.

22. Antonio Junior - 05/04/2012

olá amigos, sou o Antonio Junior, to começando na astronomia, embora há muito tempo gosto de observar o céu.
to vendo um telecópio pra comprar, eu queria que me ajudassem na escolha, por nao entender bem do assunto.
to comprando um Toya refrator de 150 mm, é muito caro, mas nao quero ficar decepcionado quando quiser ver uma galaxia ou as luas de outros planetas, por favor espero a resposta pra confirmar a compra

gurojas - 07/04/2012

Antonio, eu não recomendo a marca Toya. Procure produtos da Celestron, Orion, Skywatcher ou Meade.

23. Antonio Junior - 12/04/2012

olá amigo
por favor, me exclareça porque nao comprar a marca TOYA
porque alguns amigos me recomendaram esse, mas vc deve estar mais exclarecido no assunto
o TOYA da muito defeito ou a imagem nao é boa, o que?

gurojas - 15/04/2012

Antonio, minha opinião se baseia na qualidade dos instrumentos: a óptica é abaixo da média, a montagem é frágil, e os acessórios são inferiores quando comparados a outras marcas mais renomadas. É por isso que são mais baratos!

24. Antonio Carlos Junior - 15/04/2012

Olá amigo, muito obrigado pelo esclarecimento, agora entendi a importancia das marcas, vou comprar uma das marcas que vc me recomendou.
Quando chegar eu entro em contato para mais esclarecimentos, porque por enquanto nada entendo do assunto; Até mais, um abraço de seu amigo Antonio Carlos Junior.

25. Jaime Moreira - 06/05/2012

Excelente programa. Tenho observado os planetas desde fevereiro, a olho nu. O Stellarium (software) também tem ajudado.

26. Patricia P. - 07/05/2012

Oi Gustavo, parabéns pelo site. Estou lhe escrevendo pois preciso de ajuda para visualizar alguma coisa no meu telescópio. Comprei um newtoniano 140mm porém estou perdida no céu. Após ajustar a mira, não consigo visualizar nada com a ocular. O que estou fazendo errado?

gurojas - 07/05/2012

Patricia, se esse é seu primeiro telescópio eu recomendo você usar ele primeiro durante o dia, tentando observar um alvo distante como um prédio ou antena (NUNCA APONTE O TELESCÓPIO PARA O SOL)!
Uma vez que você localizar o alvo na ocular, regule a buscadora (mira) de modo que aponte para o mesmo local. Use a ocular maior primeiro.
Com a buscadora alinhada, aguarde até a noite, tente observar primeiro um alvo fácil como a Lua. Boa sorte!

27. helio - 18/05/2012

Comprei um telescópio newtoniano de 114mm e 700m de focagem, gostaria de saber se eu consigo aumentar a distância de focagem dele, porque a imagem fica disfocada com uma ocular de 12,5, eu já tenho um outro refrator de abertura menor de 70mm e focagem de 900m e a imagem é bem mais nítida com a mesma ocular de 12,5 ele é da marca celestrom.

28. helio - 18/05/2012

Olá Patrícia, tudo bem? Eu tambem tenho um telescópio, mas o meu é um refrator de 70mm e 900m de focagem. Se você quiser ver os planetas e galáxias no céu em tempo real, abaixe o programa Stellarium. Você pode abaixar este programa no baixaki, é gratis e muito bom.

gurojas - 20/05/2012

Helio, a distância focal do telescópio é fixa e não pode ser mudada. A ampliação é controlada através das oculares. Para o seu telescópio o aumento máximo utilizável é de aproximadamente 200 vezes, que pode ser atingido com uma ocular de 3,5 mm.
Tratando-se de um refletor, é bem possível que a imagem esteja ruim por que o telescópio precisa ser colimado. Qual a marca dele?

29. helio - 20/05/2012

ASTRONOVA, eu comprei porque na caixa esta mostrando que o aumento é de 525x, mas a imagem está muito ofuscada.

30. helio - 20/05/2012

Ele veio com quatro oculares e uma delas é de 4mm, mas a imagem é muito ruim. Pensei que por ter uma boa abertura 114mm, iria compensar a entrada de luz.

gurojas - 20/05/2012

Helio, eu não conheço esta marca, mas não me parece boa. Fabricantes renomados de telescópios jamais anunciam o aumento do instrumento. Para um instrumento da sua abertura o aumento máximo prático nunca vai superar 200 a 250x.
Provavelmente seu telescópio está descolimado (com a ótica desalinhada), veja dicas de como proceder em http://www.telescopiosastronomicos.com.br/colimacao.html

31. helio - 21/05/2012

Ok! Muito obrigado.

32. liria soares brasil - 26/05/2012

Por que estou vendo a lua em forma de U ou sorriso hoje 26/05/2012 por volta das 21 horas. Este formato é normal?

33. Antonio Junior - 27/05/2012

Olá Gustavo, sou eu de novo, o Antonio; não comprei ainda o telescopio, mas já escolhi e vou buscar ele ainda esse mes.
Tenho uma pergunta, já que sou novo no assunto:
Voce disse num dos comentarios que Andromeda só pode ser vista no hemisfério norte, fiquei triste, porque to louco pra ver a galaxia quando meu telescopio chegar;, Num tem nenhum dia ou hora da noite que posso ver essa galaxia aqui mesmo no hemisfério sul? Por favor me esclareça.
Um abraço de seu amigo e fã;
Antonio Carlos Junior.

34. Isis Bagini - 27/05/2012

Olá, gostaria de divulgar um trabalho que eu e meus colegas fizemos sobre astronomia. Foi um projeto determinado pela professora de Física Alessandra Balbino, a sala foi dividida em vários grupos, com um determinado tema para cada grupo, o nosso tema foram os planetas. Esse vídeo foi feito para ser exibido na Semana Paulo freire, realizada na nossa escola ETEC “João Maria Stevanatto”, e também para nos preparar pra a OBA. É um vídeo bem amador, mas ficou interessante, se trata de um talk show chamado show ‘Programa sol Soares’, em que sol entrevista os planetas.
Está aí o link do vídeo no youtube:

Espero que gostem.

gurojas - 28/05/2012

Antonio, depende da região em que você vive. Por exemplo, da latitude de São Carlos (22 S) M31 atinge no máximo 27 graus de altitude, o que é bastante baixo.
Quanto mais ao Norte do país mais alto ela vai passar, mas para ter uma boa visualização somente em regiões próximas ao Equador. Use o software Stellarium para descobrir qual a melhor época e horário para observá-la na sua região.
Mesmo assim a Galáxia de Andrômeda é um objeto que é melhor observado com binóculos, ou com telescópios de distância focal curta. A aparência nesses instrumentos é de uma “fumacinha” no céu, sem os detalhes que aparecem nas fotografias de longa exposição.
Pessoalmente eu acho as Nuvens de Magalhães bem mais interessantes que M31.

gurojas - 28/05/2012

Sim, é normal, o ângulo que vemos a Lua muda com as estações do ano. Isso porque a órbita da Lua é inclinada com relação ao eixo terrestre. Às vezes a Lua crescente aparece quase deitada, como um sorriso, e às vezes de pé.

35. Antonio Junior - 28/05/2012

Antonio Junior

obrigado pelas dicas gustavo, vou seguir seus conselhos;
Um abraço.

36. liria soares brasil - 29/05/2012

Obrigada pela explicação. Estou amando o site, pois estou me educando em observar o céu a olho nu para posteriormente comprar meu telescópio. Eu adoro observar o céu. Do meu apto. tenho todos os dias maravilhosos pores do sol e a noite a vista é maravilhosa. Adoro astronomia. Tenho para mim que a Astronomia é a primeira ciência construída pelo homem. Hoje a Lua, também, estava com o formato de sorriso, grande e vermelha e se pôs a zero hora mais ou menos.
Parabéns pelo site.

37. marcus - 30/05/2012

boa tarde,
o Telescópio AstroMaster 90AZ da celestion é recomendado?
é profissional? Grato, Marcus.

38. marcus - 30/05/2012

OLÁ. ESTOU INTERESSADO EM UM MICROSCÓPIO REFRATOR. O CELESTION ( AstroMaster 90AZ) É RECOMENDADO? ESTÁ ENTE OS MELHORES OU NÃO?

GRATO,
MARCUS.

39. marcus - 30/05/2012

Telescópio refractor Skylux É BOM?

40. marcus - 30/05/2012

ESSES TELESCÓPIOS QUE SITEI SERVE MUITO BEM TANTO PARA OBSERVAÇÕES DE PAISAGENS URBANAS E RURAIS QUANTO AS ESTRELAS?

GRATO.

gurojas - 31/05/2012

Marcus, os telescópios astronômicos não são indicados para observação terrestre, pois as imagens são invertidas. Nesse caso recomendo um “spotting scope” ou luneta terrestre.
Entre Celestron e Skylux prefira a Celestron, mas a diferença não é tão grande assim. Com um telescópio de 90mm você vai conseguir ver bem a Lua, e modestamente os planetas Júpiter e Saturno, além de alguns aglomerados de estrelas e nebulosas.

41. Carlos Júnior - 04/06/2012

olá pessoal =) Gostaria de saber qual telescópio é o mais apropriado para se observar Netuno.

Obrigado =)

gurojas - 05/06/2012

Carlos, Netuno aparece no céu com magnitude próxima a 8, o que o torna visível até com binóculos de 50mm, embora seja preferível uma abertura de pelo menos 100mm.
Mas não espere obervar nenhum detalhe no planeta. Assim como Urano, Netuno aparece como um pequeno ponto quase que indistinguível de uma estrela. Mesmo telescópios profissionais de vários metros de diâmetro são incapazes de fazer imagens detalhadas destes dois planetas. As imagens que você vê por aí foram feitas pelas sondas Voyager que passaram lá perto nos anos 80.

42. Carlos Júnior - 05/06/2012

olá!

Obrigado pela resposta, eu pretendo comprar um telescópio de 114mm. Você acha que com um telescópio de 114mm é legal para a observação desses planetas?

Obrigado =)

gurojas - 06/06/2012

Carlos, como escrevi anteriormente, Urano e Netuno vão aparecer como dois pontinhos quase indistinguíveis de uma estrela. Não será possível observar nenhum detalhe. Com um tele de 114mm você vai conseguir ver bem a Lua e alguns aglomerados e nebulosas brilhantes. Também vai conseguir ver Júpiter e suas luas, e Saturno com os anéis, mas bem pequenininho.
Eu recomendo que você visite um observatório ou clube de astronomia antes de comprar o instrumento, se possível. Você já olhou por um telescópio alguma vez?

43. Carlos Júnior - 06/06/2012

olá!

Sim eu olhei, eu vi em Londrina – PR. Eu vi saturno e as Plêiades. Eu moro em Paraguaçu Paulista então o mais próximo aqui da minha cidade é em bauru. Eu gostaria que você me indica-se um telescópio mesmo que eu veja Urano e Netuno pequeno, mas que eu possa ver Marte, Júpiter e Saturno pelo menos com uma boa visão.

Obrigado pelas respostas =)

gurojas - 08/06/2012

Carlos, para observar esses planetas eu recomendo um telescópio com pelo menos 90 mm de abertura e 1000 mm de distância focal. Um Maksutov-Cassegrain de 90mm/1250mm é uma boa pedida para observação planetária.

44. CLAUDIA FERNANDES - 30/07/2012

acordei as 4.50 e olhei para o ceu estava lindo vi as 3 marias e ao lado uma estrela muito grande e muito brilhante. que planeta era

45. Antonio Carlos Junior - 30/07/2012

olá claudia, tudo bom?
a estrela grande e brilhante é o planeta venus
se vc olhar com um bom binoculo ou um pequeno telescopio vai ver que é um planeta, nao uma estrela
se olhar um pouco ao norte perto mesmo de venus, a maior estrela ali é o planeta jupiter,
espero que tenha ajudado
um abraço linda.

46. Rodrigo L. Troina - 14/08/2012

Olá! Ontem vi, por acaso, três (creio) planetas quase alinhados como as “três marias” só que o do centro estava um pouco fora do alinhamento. Achei que podia ser as três estrelas da constelação de escorpião, mas descobri a mesma em seguida mudando o ângulo de visão um pouco mais a Leste. Agradeço se tiver alguma informação. 14.08.2012, Rodrigo (Rio Grande -RS).

47. Antonio Junior - 15/08/2012

Olá Rodrigo, eu vi sua pergunta e observei o céu, creio eu, que o que vc viu são dois planetas e uma estrela mais ou menos alinhados; A estrela da esquerda é Spica, a primeira estrela da constelação de virgem, isto é: Alfa de virgem, é uma estrela
que fica 262 anos luz, e os planetas são: O do meio é Marte, o menor, e o da direita é Saturno.
Espero que tenha ajudado, UM ABRAÇO.

48. Maira Rodriguez - 18/08/2012

Olá, Estou iniciando e gostaria de aproveitar uma viagem que farei para comprar um telescópio. Vi o Celestron – AstroMaster 90AZ 1000mm Refractor Telescope, é uma boa opção? poderiam me dar uma orientação? Estou indo para os EUA . grata

49. helio - 19/08/2012

Olá Maira. Eu moro em Portugal a sete anos. Tenho um telescópio 70EQ, focal 900mm Celestron. Sou astronomo amador e adoro observar o céu. Este telescópio qui você refere, é um ótimo telescópio e recomendo. Estou pensando em comprar um melhor, qui tenha uma abertura maior e qui tenha uma focal mais potente. Estou de olho em um telescópio refletor de 130mm de abertura e 1000mm de focal e com sistema computadorizado GOTO. Aqui ele custa 359 euros. Tenha uma ótima viagem e boa sorte com o telescópio. Se você tiver mais alguma dúvida é só perguntar, qui nós te respondemos.

50. Juliana Aurélia - 26/08/2012

Juliana – 26/08/2012

Olá Gustavo! Sou nova por aqui, e gostaria de saber qual é a estrela ou planeta que vejo no céu as 04:00 da manhã a leste.Só sei dizer que ele é muito grande e rilh muito..

gurojas - 28/08/2012

Olá Juliana! Nesse horário estão visíveis Júpiter (mais alto) e Vênus (o mais brilhante).

51. Mariana - 13/09/2012

Gustavo ,pode ter aguá na Lua?

52. maria do carmo santos - 24/10/2012

que planeta aparece na nascente a noite de grande brilho

53. Antonio Junior - 10/11/2012

Olá Gustavo, tudo bom? Comprei um Sky Watcher refrator de 120 mm, e gostaria de saber de vc que é experiente, qual a melhor ocular pra mim usar para o sistema solar, isto, é, para os planetas Marte, Jupiter e saturno etc., porque as oculares que veio eu nao gostei, Fico no aguardo de seu sabio conselho, obrigado, um abraço.

54. Antonio Junior - 19/11/2012

Obrigado pela Resposta Gustavo

55. HELDER - 09/12/2012

Ola Excelente programa parabéns vou passar a acompanha-lo sem a menor sombra de dúvida, falo isto pois após vários anos decidi comprar meu 1 telescópio. Trata-se de um Orium xt6 do armazém do telescópio. Tenho facilidade para interpretar o céu porém gostaria da sua opinião se fiz um bom negocio no que diz respeito ao equipamento. Já vi Júpiter e fiquei fascinado depois só teve céu nublado 😦
abusando da sua gentileza pode me indicar qual seria a próxima ocular que deveria investir ? Tenho a de 25mm e uma barlow 2x. Vou esperar ansiosamente o próximo programa pois aglomerados me interessa muito.
Obs meu comentário sobre a loja foi pq sinceramente falando a experiência de comprar com eles foi fantástica e precisamos compartilhar com todos a estão interessados em adquirir um telescópio.
Obrigado e abraços

56. João Batista Garcia Canalle - 04/05/2013

Olá Gustavo, estamos divulgando O CÉU DA SEMANA para os professores da OBA.

57. Antonio Carlos Navarro - 19/05/2013

olá comprei um binóculo GALILEO 12X50,o q eu consigo ver com ele apontando para o céu,obs:sou novo aqui,grato

58. Larissa prorok - 08/04/2014

Cade os de 2014 ?

59. Joas Gomes - 11/01/2015

Tenho um video interessante de aproximadamente 5 minutos, mostrando um planeta com suas luas (venus?? saturno??), vistos proxima a lua, com uma camera de 50x de zoom; Queria saber se poderia enviar pra voces, para que voces mim deem uma luz (informaçao) correta sobre o video?,,, e como posso enviar este vido pra voces

60. David Maia - 14/02/2015

tenho um telescópio refletor de 114mm com distância focal de 1000mm , será que posso comprar uma lente de 4mm , pra poder observar mais perto os planetas pra poder estuda-los melhor ?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: