jump to navigation

Observatório Astronômico da UFSCar

O Observatório Astronômico da UFSCar, em fase final de construção, é um anexo do Núcleo de Formação de Professores (NFP). O principal objetivo do Observatório é melhorar a qualidade do ensino e popularização da Astronomia para estudantes, professores e o público em geral, mediante atendimento a grupos de estudantes, oferecimento de cursos de capacitação de professores, oficinas de Astronomia, e atividades de extensão universitária como palestras e sessões de observação pública.

O projeto arquitetônico do Observatório proporcionará aos visitantes uma agradável experiência e contemplação dos céus. Além de uma cúpula que abrigará o telescópio de 12 polegadas e demais equipamentos astronômicos, o prédio conta com uma ampla sacada com capacidade para dezenas de pessoas, destinada a observação visual do céu e um auditório com capacidade para 40 pessoas no andar térreo para palestras e projeção em tempo real das imagens obtidas pelo telescópio na cúpula.

Com a conclusão de suas obras, prevista para o segundo semestre de 2011, o Observatório Astronômico da UFSCar poderá iniciar as suas atividades e tornar-se um ponto de referência no Campus, recebendo escolas e o público geral interessado em Astronomia, e fornecendo suporte instrumental e logístico às atividades de ensino e divulgação científica realizadas pela UFSCar.

Instrumentos do Observatório

O Observatório Astronômico da UFSCar foi projetado para ser operado no modo remoto, permitindo que escolas e astrônomos possam adquirir imagens através da Internet. Para tanto, será instalada uma cúpula robotizada da AstroHaven, semelhante a encontradas em observatórios profissionais.

O instrumento principal do Observatório é um telescópio Schmidt-Cassegrain de 30 cm. de abertura, modelo LX-90 da Meade. Este telescópio será equipado com uma câmera CCD STX9 da SBIG para imagens de céu profundo e uma câmera Lumenera Skynyx para imagens planetárias e lunares.

Além deste instrumento, o Observatório contará com diversos telescópios de menor abertura, que serão utilizados para observação visual dos astros.

Anúncios

Comentários»

1. Daniela Rossetto de Menezes - 11/09/2012

E ainda estamos esperando…

2. Tobias - 27/03/2013

fui dar uma olhada no local de construção e está tudo abandonado e entregue à ferrugem!
o que houve?!

3. Thiago - 12/06/2013

Reforço do comentário do Tobias!

4. Fábio - 16/01/2014

Ainda aguardando o funcionamento!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: