jump to navigation

Colaborações Internacionais

A UFSCar integra duas importantes colaborações internacionais em ensino e pesquisa de Astronomia: o Programa Galileu de Formação de Professores (GTTP) e a Campanha Internacional de Busca por Asteroides (IASC).

Programa de Formação de Professores Galileu

O Programa de Formação de Professores Galileu (Galileo Teacher Training Program – GTTP) é um dos 11 programas pilares do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), e tem por principal objetivo aprimorar o ensino de ciências usando como veículo a astronomia.

Atualmente existe um grande número de recursos para ensino de astronomia disponíveis gratuitamente na internet, os quais deixam de ser aplicados em sala de aula porque os professores não têm o treinamento necessário para usá-los e/ou inseri-los de forma eficiente no currículo escolar.

O GTTP almeja criar, até 2012, uma rede mundial de “Embaixadores de Galileu” os quais irão treinar “Professores Galileu” para aplicar de maneira eficiente as ferramentas para educação em astronomia no currículo de ciências em escolas de todo o mundo. Os “Professores Galileu” serão preparados também para treinar outros professores no uso dessas metodologias, passando adiante o trabalho iniciado durante o AIA2009.

Os treinamentos serão feitos através de workshops presenciais ou a distância e por contato através da internet. Os produtos e técnicas desenvolvidos no âmbito deste programa se dirigem tanto a escolas equipadas com laboratórios de informática, que poderão aproveitar melhor os recursos educacionais utilizando novas tecnologias, como escolas desprovidas de computadores ligados à internet, que se beneficiarão das várias sugestões de excelentes atividades que podem ser feitas com materiais didáticos tradicionais.

Maiores informações em como participar desse programa podem ser obtidas com o Dr. Gustavo Rojas, do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar.

Campanha Internacional de Busca por Asteroides

A Campanha Internacional de Busca por Asteroides (International Asteroid Search Campaign – IASC) é uma colaboração internacional entre Universidades, Observatórios, Instituições de Pesquisa e Escolas. O principal objetivo é a identificação e descoberta de Objetos Próximos à Terra (NEOs) mediante a análise de imagens astronômicas  por estudantes e professores de ensino médio e superior.

As observações são feitas em diversos telescópios em solo e no espaço. Dentre os telescópios utilizados estão dois refletores de 60 e 80 cm. do Astronomical Research Institute, o refletor de 60 cm. do Sierra Stars Observatory (SSO), os telescópios Faulkes de 2 m., e o satélite infravermelho WISE.

A UFSCar foi a primeira instuição de ensino brasileira a participar da IASC, em 2009. Em duas campanhas observacionais os participantes identificaram dezenas de asteroides conhecidos, e deram duas importantes contribuições: a descoberta do asteroide 2009 SZ33 e a recuperação do asteroide 2008 CN1.

A IASC representa uma excelente oportunidade de introduzir estudantes à prática astronômica, dentro de um contexto de colaboração internacional.

Participe da IASC! Entre em contato com o Dr. Gustavo Rojas, do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, ou o Dr. Patrick Miller da Hardin-Simmons University.

 

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: