jump to navigation

Astronomia na UFSCar

As atividades de Astronomia na UFSCar se iniciaram no segundo semestre 2008, às vésperas do Ano Internacional da Astronomia. Desde então, diversas iniciativas relacionadas à popularização da Astronomia tem sido desenvolvidas por uma equipe que inclui professores, funcionários e alunos da Universidade.

Dentre os projetos em andamento, destacam-se as visitas a escolas, realização de eventos para o público geral, cursos de extensão universitária, produção de material de divulgação científica, e a participação em colaborações internacionais. Acesse o menu no lado esquerdo da página para conhecer melhor cada um desses projetos.

Para 2011 está prevista a inauguração do Observatório Astronômico no campus da UFSCar em São Carlos. Este espaço dedicado à Astronomia irá abrigar os projetos em curso, e servirá de ponto focal para novas iniciativas.

Todas essas realizações só foram possíveis graças ao apoio das agências de fomento (CNPq, Fapesp e FINEP), da UFSCar (via Pró-Reitorias de Extensão e Graduação), e da dedicação de todos aqueles que tem curiosidade em descobrir e compartilhar conhecimentos sobre o Universo.

Comentários»

1. Eliane Ramirez Gullo - 10/03/2011

Gostaria de receber o céu do mês de março, pois pretendo observar o céu com os meus alunos. Sou do Rio de Janeiro e coordenadora do OBA em minha escola.Esse site é muito interessante para quem está aprendendo astronomia. Sou uma amadora.

gurojas - 16/03/2011

Olá Eliane. Obrigado pela sua mensagem. Pedimos desculpas pela interrupção no site. Trabalhamos com estudantes e bolsistas da UFSCar e este ano o semestre letivo começou mais tarde por causa do Carnaval. A partir da semana que vem as atualizaçãoes voltarão ao ritmo normal.

2. lucas - 10/05/2011

quero fazer a prova de astronomia

3. márcinha futura astronauta se Deus quiser - 12/05/2011

oi gente ! gosto muito de asrtonomia e se Deus mim permitir vou ser astronauta e dar orgulho ao meu país rsssssssssssssss márcinha de maracás -bahia

4. Caio Vinicios - 30/05/2011

Oii gente , sou um amador e este site está me ajudando muito nas minhas observações !
Queria saber que horas é melhor para observação dos planetas . anoite ou de madrugada ?
Vlw pessoal , estão fazendo um bom trabalho !

gurojas - 05/06/2011

Olá Caio. Os planetas aparecem tanto no início da noite quanto de madrugada, dependendo das posições em suas órbitas. Por exemplo, no mês de Junho de 2011 Saturno aparece no início da noite, e os outros planetas aparecem só no final da madrugada. Acompanhe a nossa seção O Céu do Mês para programar melhor suas observações e saber quais os melhores horários.

5. re - 10/07/2011

voces poderiam ir um dia na universidade tecnologica federal do parana em Curitiba???

6. Caio Vinicios - 13/08/2011

Oii pessoal , tudo bem com vocês?
Eu tenho um 76mm Silstar Yarus DL7-76AZ1 à
uns 5 meses .
No começo eu estava muito empolgado mesmo ,
mas só conseguia ver a Lua , pois quando apontava o Telescópio
para alguns planetas eu só conseguia ver um ponto branco !

Eu tenho 14 anos e estou penssando em vender o Telescópio.
Mas estou com dó de vender , pois ainda não vi nenhum planetas direito.
Por favor , me ajudem a visualisar pelo menos um planeta e outra coiza
qualquer .

Me add no msn -> caiovinicios.14@hotmail.com

Vlw pessoal

7. ivanice - 27/01/2012

eu amo astronomia e aqui desenvolvi mto meus conhecimentos tenho 17 anos e quero seguir carreira d astronoma.

8. sara - 08/03/2012

kkkkk entao somos duas ivanice pq eu amoooo muito Astronomia e tbm
quero ser Astronoma

9. Michele - 05/05/2012

Olá Gurojas! Tenho um pedido e uma pergunta. 1. No google earth, na constelação de leão, quando se coloca a visão infra-vermelho podemos observar uma “anomalia” na imagem. Muitos dizem que estão escondendo algo. Então gostaria que fizesse uma análise já q tb tem alguns equipamentos que não vão colocar uma tarja hehe. 2. Dia 20 de maio nao somente terá um eclipse solar onde poderá ser visto em alguns lugares do planeta, como também ocorrerá um alinhamento muito interessante das pleiades com nosso sol, com a lua e com a terra e parece que tb irá se alinhar com o centro da galaxia, isso é real? (desculpa se erro em algum nome ou termo, não tenho muito conhecimento nessa area)
Aguardo resposta.

10. Michele - 05/05/2012

Desculpa, esqueci de comentar outra coisa. Alguns alinhamentos cósmicos podem causar terremotos de grande proporção segundo alguns estudos. Vamos esperar chegar o dia 20 e verificar nesse dia o painel global, então veremos se isso tem algum fundamento. Até breve =)

gurojas - 06/05/2012

Michele, alinhamentos planetários de qualquer natureza não causam terremotos ou outros fenômenos geofísicos. Isto é balela.
Ademais, o Sol não estará alinhado com as Plêiades no dia 20, nem em qualquer outro dia deste ano. Basta fazer uma simulação com o Stellarium para confirmar isto.
Sobre as imagens do céu do Google Earth, são mosaicos construídos a partir de milhares de imagens retiradas de bancos de dados, é natural que hajam regiões onde existam falhas nestes mosaicos. Hoje em dia qualquer astrônomo amador equipado com telescópio e câmera pode fazer imagem da mesma região. Não se pode censurar o céu.
Resumindo: desconfie de todas estas alegações catastrofistas travestidas de ciência. Pessoalmente fico cada vez mais farto disto, aguardo ansiosamente o dia 22 de dezembro chegar para que esses enganadores do apocalipse se calem.

11. Michele - 07/05/2012

Obrigada Gurojas pela resposta. Entendo o fato de estar farto em relação a isso, mas quem sabe a verdade neh?! Vamos continuar a vida e se alguém quiser se matar pq acha que algo ruim vai acontecer… que se mate! Considerando que estamos nos reproduzindo como coelhos, na minha visão, já estamos no apocalipse!!!

Até breve! =D

12. ana luiza - 07/05/2012

nossa é prova será que é facíl? estou com muito medo.eu tenho 10 anos e morro de medo nem sei como estudar!!!!!!!!!!!!!!!!

13. Michele - 08/05/2012
gurojas - 08/05/2012

Michele, infelizmente essa notícia que você citou é mais uma picaretagem. Leia este artigo que explica o que está acontecendo: http://astropt.org/blog/2012/05/08/teriam-astronomos-espanhois-descobertos-uma-ana-marrom-alem-da-orbita-de-plutao/

Faça um grande favor a sua inteligência: não leia sites de “ovnis”. Procure conteúdo sério de cientistas de verdade!

14. Michele - 09/05/2012

Eu gosto de assuntos sobre ovnis, mas obrigada por mandar esse site! É bem mais facil acreditar em coisas que não se parecem filmes de ficção cientifica com certeza, mas não descarto nada por motivos pessoais e talvez alguma loucura rs Vc viu que o FBI liberou documentos sobre ovnis? Qualquer um pode ler, está nesse site:
http://vault.fbi.gov/UFO/UFO%20Part%201%20of%2016/view

Infelizmente nos chegam noticias falsas de pessoas que gostam de brincar com nossa mente, porém muito material na internet é verdadeiro, mas por causa dessa parte falsa, sempre achamos que estão mentindo.

Uma ótima semana pra vc Gurojas!

15. Luiz - 14/05/2012

Eu acredito em naves extraterrestres, acredito em outros planetas com vida, acredito em universos paralelos e outras dimensões!
Mas não acredito na globo, na nasa e em cientistas céticos.
Engraçado é que o mundo é dominado pelos maçons que são místicos, estranho não?!

16. Michele - 17/05/2012

http://news.nationalgeographic.com/news/2012/05/120511-new-planet-solar-system-kuiper-belt-space-science/ E agora Gurojas, é mentira também?
Acho que muita gente vai se surpreender em breve e isso vai ser muito bom pro nosso crescimento como ser humano nessa terra que se acha o centro do universo.
Boa semana =)

gurojas - 20/05/2012

Michelle, perceba que o próprio link que você colocou tem um ponto de interrogação …
É muito provável que existam corpos celestes ainda desconhecidos para além da órbita de Netuno. Mas nenhum deles apresentará a características do infame Nibiru (ou Hercólubus ou qualquer outro nome que inventem).
O tempo é o senhor da razão, logo passará 2012 e as máscaras dos fanáticos do apocalipse irão cair.

17. Michele - 20/05/2012

Não falei que seria Nibiru, só disse que agora eles estão mencionando a possibilidade desse “planeta” ou seja, quando é algum astrólogo amador ninguém da crédito, mas quando é a nasa
ou algum outro meio manipulador todos acreditam.
Alias, houve uma coincidência hoje com o eclipse e um terremoto na itália e muitos outros, já que estava tudo bem calmo por semanas (acompanho o painel global). Se tem a ver? Nao sei, pode ser realmente uma mera coincidencia!
Apocalipse nao significa fim do mundo, só para quem ler e nao saber o significado verdadeiro dessa palavra:
A palavra apocalipse, do grego αποκάλυψις, apokálypsis, significa “revelação”, formada por “apo”, tirado de, e “kalumna”, véu.
E deixo claro que não tenho nenhuma religião, pq este tb é outro meio manipulador…
Existe muitos cientistas que estudam sobre esses casos e claro, não vai passar na tv ou na primeira página do hotmail porque esse espaço geralmente está reservado para noticias manipuladoras ou para algum famoso mostrar o quanto ganha em cima da burrice mundial.
Enfim, tem que pesquisar.
Inclusive se pesquisar vai ver depoimentos de muitos…
Não sei se você já é um cientista formado, se está se formando, mas acho que já deve estar sentindo a injustiça que existe nesse meio e o salario que pagam para um cientista e quanto pagam pra um jogador de futebol.
Entro nesse site pq gosto bastante de astronomia e tenho muito orgulho dos cientistas que estão na luta mesmo sem o apoio merecedor, tanto das pessoas como do governo.
Obrigada pelo espaço Gurojas
Uma boa semana!

gurojas - 20/05/2012

Michele, não existe nenhuma relação de eclipses com terremotos, se houvesse algo assim já seria conhecido há muito tempo, não é mesmo?

18. Michele - 21/05/2012

Tudo bem, essa é a sua opniao.
Eu continuarei achando que sim e que não somente terremotos mais vários outros acontecimentos e que sempre foi assim e sempre vai ser.
Posso mudar de opinião um dia, mas por enquanto me mantenho assim.
Além do mais, não sou dona da verdade, então não vou ficar provando coisas que nem eu compreendo profundamente.

Boa semana e bons estudos! =)

19. Michele - 24/05/2012

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5790679-EI301,00-Astronomo+brasileiro+da+novo+rumo+a+busca+pelo+Planeta+X.html

20. Michele - 24/05/2012

Nada de Nibiru ou hercobulus…
Só estou mandando o link para as pessoas que gostam de astronomia e tem interesse em saber das novidades astronomicas.
Muito legal!

21. Soraya - 30/06/2012

Gostei muito o site! Me ajudou a descobrir quais são os planetas que tenho visto nesses últimos dias, antes do nascer do sol. E me ajudará com minhas observações do céu a partir de agora. Parabéns!

22. dudu - 04/07/2012

Olha não acredito que ainda tem gente que acredita nesse planeta X que nem o gurojas disse se fosse verdade os astronomos de todo mundo teriam descoberto

23. Gustavo Fontes - 01/10/2012

Tenho observado há alguns meses objetos no céu do Rio de Janeiro (Cidade de Maricá) que não consigo identificar. Tem formato losangular (creio eu) e são maiores que estrelas (provavelmente estão mais próximos), brilham muito e parece que emite luz vermelha e branca. Acho que deve ser algum tipo de satélite, mas é possível ver vários iguais, alguns maiores outros menores (mais próximo ou mais distante do local de observação), pesquisei alguns sites, entre eles o INPE mais não consegui nenhuma informação. Se alguém puder me informar o que é seria ótimo.

24. Lidia Alves - 23/01/2013

Bom dia,meus amigos.
Encontrei este site e me parece mto confiavel e correto nas explições dadas.
Tenho uma duvida e sei q não será fácil d ser respondida,pois poucas pessoas acreditarão no que vi e vou descrever em seguida…
Há uns 04 anos minha filha estava na janela de nossa casa e junto com uma amiga,viu uma imenso circulo alaranjado,descendo no horizonte,por acaso atrás de um morro que só tem pasto de animais,e ao sumir atrás desse morro fez raios como do nosso sol nascendo.
Na noite passada(dia 23/01/2013) às 03:00 da manhã,ao me levantar para fechar a janela,vi a mesma coisa que minha filha viu em outra ocasião. A chamei e ela confirmou que era igual.
Na hora que avistei,me lembrou imediatamente um incêndio…mas era no céu e mto longe do horizonte. Era circular,umas 4x maior que nossa lua,cor alaranjada(como o sol),porém não iluminava o céu. Foi se pondo no horizonte,com pequenos sumiços,como c fossem nuvens na frente…e ao sumir de vez atrás do horizonte,clareou o horizonte,fazendo ver o relevo de árvores e casas dakele lugar.
Moro em Campo Limpo Paulista e esse fenômeno aconteceu no céu em direção á Jundiai.
Gostaria mto de esclarecimentos,pois já pensamos em mtas hipóteses e todas nos parecem absurdas.
Desde já agradeço….

Lidia Alves

25. Márcio Augusto - 02/08/2014

Olá, eu quero muito ser astrônomo, mas não tem faculdade de astronomia em Ribeirão Preto, a UFSCar tem faculdade de astronomia com campus? caso não, poderia sugerir algum lugar com exceção de sp e rj (cidades)??


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: