jump to navigation

Astrônomo amador observa nave militar americana 01/06/2010

Posted by fellipy in astronáutica, Astronomia, Astronomia Amadora, órbita da Terra, NASA.
Tags: , , , , ,
trackback
Nave espacial X-37B momentos antes do lançamento

Nave espacial X-37B momentos antes do lançamento

No dia 22 de abril, as Forças Armadas dos Estados Unidos, em conjunto com a Nasa, o Pentágono e a Boeing, lançou o Veículo de Teste Orbital X-37B (foto à esquerda). Com um comprimento de 9 metros e pesando cerca de 5 toneladas, sua função ainda não foi anunciada, mas especula-se que tenha como objetivo ser uma nave militar espiã.

O que eles não esperavam é que um astrônomo amador conseguisse detectar sua posição no céu e, além disso, conseguir determinar sua órbita.

E foi isto que aconteceu! Kevin Fetter, um astrônomo amador americano, detectava no céu satélites espaciais fora de operação, quando de forma acidental detectou por alguns segundos o veículo espacial X-37B cruzando o céu. “Eu o vi por pura sorte, porque estava apontando para área certa do céu”, disse o astrônomo ao jornal canadense The Globe and Mail.

Kevin Fetter (foto à direita) é membro do site Heavens-Above.com, que identifica e mapeia satélites ativos ou desativados no céu. Com as coordenadas que ele captou em seu telescópio, ele, com o auxílio de outros astrônomos do site, determinaram a órbita desta nave. Desta forma, eles descobriram que o X-37B está a 410 km de distância da Terra, completando uma volta a cada 90 minutos e que sua rota passava por países como Afeganistão, Paquistão, Coréia do Norte e Iraque, países que estão sob a alerta da segurança nacional americana.

Além disso, Ted Molczan, um astrônomo americano que também monitora satélites, disse que o tipo de órbita que realiza esta nave é tipica de satélites militares espiões, o que indica uma possivel utilização do X-37B.

Se você também quiser observar este satélite no céu, uma forma de ter acesso às suas posições é visitar o Site Heavens-above.com. Nós aqui do site, pra facilitar sua busca, selecionamos os melhores dias para que você possa observar esta nave militar. As coordenadas das cartas abaixo estão de acordo com as coordenadas da cidade de São Carlos/SP.

Clique aqui para ver as passagens da nave X-37B no mês de junho

Fonte das informações: Jornal The Globe and Mail e Heavens-Above

Anúncios

Comentários»

1. Radeir - 12/12/2010

Nossa, que beleza essa noticia!
Parece que chegou mesmo a hora da verdade. Não adianta prender,querer sufocar ” Wikileaks, nem Julian Assange,pois basta um astrônomo amador atento para seguir e detectar manobras de espionagem ,confirmar sua posição no céu e, além disso, conseguir determinar sua órbita.

É, gente, todo mundo de olho no céu torna-se descobridor dos “secretos espiões,fazedores de guerras” .

Adorei essa!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: