jump to navigation

Dicas Sobre a OBA 2010 (XIII OBA) 02/04/2010

Posted by fellipy in Ano Internacional da Astronomia, Astrofísica, astronáutica, Astronomia, eventos, links.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

No dia 14 de maio de 2010, será realizada em todo o Brasil a XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial brasileira (AEB).

Como no ano passado, o grupo de astronomia da UFSCar preparou este texto dedicado a você, estudante que está se pareparando para a prova. Aqui responderemos a algumas perguntas mais frequentes feitas por alunos de todo o Brasil, além de dar algumas dicas de como estudar e também como se preparar para as atividades da OBA.
Clique em “mais” para ler as nossas dicas.

1) Eu vou fazer a prova de qual nível? E quanto tempo ela dura?

Veja na lista abaixo em qual nível você se encaixa

Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1º ao 3º ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;

Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;

Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou a 6o ao 9o ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;

Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio.
Duração desta prova: quatro horas.

2) Como é a prova? O que poderá cair nela?

A prova é composta por 10 perguntas (5 de astronomia, 3 de astronáutica e 2 sobre energia e meio-ambiente). Além disso, dentro destas questões podem haver uma ou duas questões observacionais, das quais todas as escolas participantes são orientadas para fazer essas atividades práticas com seus alunos.
Dentre as questões de astronomia, podem caria perguntas dos mais diversos tipos: desde astronomia de posição (sendo que algumas perguntas deste tipo podem estar relacionadas às questões práticas), até mesmo astrofísica mesmo, mas sempre envolvendo conceitos de física e matemática que são palicados nas escolas.
O ano passado foi considerado especial devido ao Ano Internacional da Astronomia, que ocorreu no ano passado. Muitas questões da prova foram relacionadas à Galileu Galilei e às suas contribuições para a astronomia.
Os alunos que fizeram a prova de 2009 puderam perceber que, na questão 5 da prova do nível IV, a última frase deu uma pista sobre o possível conteúdo desse ano. Clique na imagem abaixo para saber mais

3) Qual é o conteúdo da prova?

Veja no link abaixo (retirado do próprio site da OBA), o conteúdo que cairá nas provas dos quatro níveis.

Conteúdo das provas da OBA

4) Como eu devo estudar e me preparar para a prova?

Nas livrarias, bibliotecas e até em bancas de jornal você pode encontrar diversos materiais sobre Astronomia e Astronáutica que podem te ajudar. Na Internet, existem diversos sites sobre o assunto que podem ajudar os alunos dos diversos níveis da OBA (alguns deles você pode acessar visitando nossa página de links).
No site da OBA há também uma seção com a bibliografia recomendada pela comissão organizadora da Olimpíada. Uma ótima maneira de estudar é lendo, estudando e fazendo as provas dos anos anteriores.

5) Onde eu posso pegar as provas dos anos anteriores?

Para acessá-las, basta visitar a página da OBA, clicando na seção Provas e Gabaritos. Lá, você tem acesso a todas as provas (desde a I OBA) e aos seus respectivos gabaritos. Basta baixá-las no seu computador, abrir os arquivos (em PDF) e analisá-las com atenção e cuidado. O link abaixo te dá acesso direto às páginas com todas provas anteriores  e seus respectivos gabaritos.

Provas e Gabaritos da OBA

Caso esteja com problemas para visualisar os arquivos, instale o Adobe® Reader.

6) Estou com medo. A prova é complicada?

Não fique receoso, apesar da prova ser aparentemente longa, é de fácil compreensão. Pode parecer clichê, mas se você estudou não terá problemas em fazê-la.
Não tenha preguiça em ler as questões! Apesar de algumas delas terem enunciado extenso, elas podem te dar diversas informações que poderão te ajudar na resolução de alguns dos problemas propostos. Inclusive alguns enunciados podem até mesmo darem as respostas de outras questões da prova. Basta estar atento e ler a prova com atenção!
Todas as fórmulas necessárias são colocadas nas questões. Por isso, não se preocupe em decorar todas as fórmulas de física e de astronomia. Além de perder tempo, isso poderá te confundir.
Algumas questões, principalmente as de astronáutica, exigem que você faça alguma conta para resolver o problema.  Por isso, deixe registrado na folha da prova todas as contas e procedimentos que você fez para obter a resposta. Se você não conseguir calcular o resultado final, deixe os cálculos preliminares indicados, assim a resposta poderá ser parcialmente validada pelos corretores.
Se faltas espaço para a resolução das questões, você pdoe pedir ao professor mais folhas para a resolução da prova.
Um lembrete: é autorizado apenas o uso de lápis (colorido ou preto), caneta, borracha e régua na prova. É proibido o uso da calculadora.

7) Onde eu vou fazer a prova?

É obrigação da escola em que você estuda informar o local e o horário da prova.

8) E os resultados da prova, quando saem?

Os resultados são comunicados geralmente no final do ano (entre outubro e novembro). Mas, se você obter um bom rendimento na prova ou conseguir alguma condecoração, a escola irá te informar com antecedência.

9) Existe alguma premiação caso eu consiga uma boa nota?

Além do certificado que você receberá por ter feito a prova da OBA,, serão distribuidas, entre os quatro níveis, cerca de 30 mil medalhas aos alunos que obtiveram as melhores notas.
Junto com os certificados e as medalhas, o aluno também pode receber materias produzidos pela própria comissão da OBA ou obtidos por doação, além de materiais com conteúdos de astronomia, astronáutica e energia.

Essas são as dicas que nosso grupo fornece a você para ajudar com os estudos para a OBA. Se você já está estudando, ótimo, pois elas te ajudarão bastante. Se você ainda não começou a estudar, comece agora, pois já está chegando o dia da OBA!

Um último conselho: na véspera da prova, descanse bastante e relaxe. Se você costuma demorar muito tempo para completar uma prova, leve uma garrafa de água e uma fruta para repor as energias. Para os estudantes do Ensino Médio, é bom saber que alguns vestibulares usam a mesma metodologia da OBA para a elaboração das suas provas.

Desejamos a você uma boa prova e boa sorte! =)

Comentários»

1. Lyandra Sarah Evangelista Melo - 15/04/2010

Quais saõ os conteúdos da prova do nivel 3 ?

2. Ana Carolina Marques - 25/04/2010

Eu quero saber os conteudos !

3. yascara - 27/04/2010

qual o conteudo

4. mauro - 27/04/2010

Eu queria saber as questoes

5. mauro - 27/04/2010

Eu queria saber o conteudo do nível 3 e 5

6. Paulo - 28/04/2010

sorte e pra quem precisa kkkkkkk
me deseja muita sorte!!!

7. lorrayne Cullen - 29/04/2010

gostaria de saber as perguntas que cairão na prova

8. aderaldo - 29/04/2010

eu quero ser astronauta!
acho que naum vai ser tao complicado!
me manda o conteuuuudoooo!!!!!
astronauta007@hotmail.com

9. alexandra borges - 04/05/2010

a prova está fácil?se estiver tiro 10

10. fellipy - 04/05/2010

Aderaldo, no texto, clique em “Conteúdo das provas da OBA”. Lá estará todo o conteúdo de que vc necessitará.

11. andré guilherme da silva vianna - 05/05/2010

o que vai cair na prova da 5ª serie

12. VANESSA - 05/05/2010

adorei obrigado pela ajuda!=O

13. rafaela - 06/05/2010

bom eu acho essa prova muito dificil entao pq vcs naum facilita isso

14. AGATHA - 07/05/2010

quais os asuntos irao cair na prova? pode me dizer alguns deles?

15. matheus fontes fernandes da silva - 07/05/2010

quero saber o que vai cair na avaliação da oba. sou de santana do cariri ceará, da escola generosa amélia da cruz e quero saber o que devo estudar para mim preparar para a prova.

16. Márcia - 07/05/2010

Não estou conseguindo as provas da OBA para que meu filho possa estudar. O programa em pdf das provas não esta abrindo tem como conseguir de outra modo?
Agardo resposta.

17. eline - 07/05/2010

quero saber as perguntas e respostas

18. Alessandra - 08/05/2010

Eu queria o Conteudo da Prova para o Ultimo nivel – 3ºAno do Ensino Médio.
Fiquei sabendo ontem sobre a prova … :X

19. VICTÓRIA - 08/05/2010

QUERO SABER O QUE VAI CAIR NAS PROVAS DAS 5° ?

fellipy - 08/05/2010

Márcia, acabei de checar o link do site da OBA, e parece que o link e o site da comissão organizadora estão fora do ar.
Há um outro link que pode acessar, que é o do pessoal do CDCC. Acabei de acessar e parece estar tudo funcionado lá:
http://www.cdcc.usp.br/cda/oba/index.html

Espero poder te ajudado!

20. p. campos - 10/05/2010

Meu , voces colocam umas perguntas cavernosas , e nem raciocinando a gente entende qual a respostas que vcs querem.Porque não colocam pessoas mais objetivas para fazer as perguntas ?

21. Maressa Paola - 10/05/2010

Quero que vocês coloquem mais explícitos os conteúdos, por favor ?

22. Bárbara - 10/05/2010

já fiz e n achei nada fácil…

23. Bárbara - 10/05/2010

Já fiz e n achei nada fácil….

24. samara - 10/05/2010

Já fiz, ms espero q nesse ano minha pontuação seja melhor!

25. samara - 10/05/2010

qual o assunto do oba 2010?Aonde eu pego o assunto de 2010?

26. welingon - 10/05/2010

espero q todos participem

27. welington - 10/05/2010

se dediquem a essa prova com todo amor !!!!!!
Boa Sorte!s2

28. welington - 10/05/2010

boa sorte para todos mandem sorte para min !!!!
kskskskskksks
shushushsushsuhsushsuhuhushsushuss

29. jucileide soares - 11/05/2010

sou professora de ensino fundamental 1, minha turma vai fazer essa prova, mas ainda tenho duvidas em questões, de como irei aplicar a prova.

30. LuúH - 11/05/2010

Eta provinha dificil ….

31. LuúH - 11/05/2010

qual é a teoria gravitacional que irá cair na prova??

32. ianca tito - 11/05/2010

eu quero as perguntas, da prova estou aguardando a resposta

33. lary do rosario - 11/05/2010

gostaria de saber se a prova vai ser totalmente de marcar ou a mão espero a resposta bjussssssssssssss

34. ÉRICA - 11/05/2010

QUERO SABER O CONTEUDO DA PROVA DO OBA NÍVEL 2, e algumas perguntas com respostas. se poder mandar até quinta agradeço.

35. Beatriz Teixeira Moreno - 11/05/2010

Gostaria que vocês colocassemalgo explicando sobre os conteúdos citados acima…
Para que nosso estudo fosse mais aprofundado sobre o que cairia na prova.
Obrigada.

fellipy - 12/05/2010

Na seção links, há diversos sites onde você pode se informar melhor sobre os assuntos da OBA.

fellipy - 12/05/2010

Veja no texto o link para as provas antigas. Nelas há questões com respostas comentadas.

fellipy - 12/05/2010

Prova geralmente é discursiva. Se houverem questões de múltipla escolha, provavelmente pedirão para você justificar o porquê da escolha.

fellipy - 12/05/2010

Por favor professora, consultar o regulamento presente no site da prova.
No caso, quais são suas dúvidas?

fellipy - 12/05/2010

P. Campos, não somos nós que elaboramos a prova. Quem a prepara é a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

36. ELIANA CRISTINA - 12/05/2010

O QUE VAI CAIR NA PROVA DO 3°ANO FUDAMENTAL

37. adriana evelly - 12/05/2010

estou estudando o pouco . mas naõ sei o contúdo que vai cair. poderia me ajudar ?

38. Nadia Janes Leite Ribeiro de Araujo - 12/05/2010

quando os gabaritos da oba 2010 estarão disponiveis para correção?

39. jucimara - 12/05/2010

me desejem boa sorte

40. cintia - 12/05/2010

nao estou entendendo nada de astronomia

41. laryssa - 12/05/2010

qual é o conteudo do nivel 2a 3

POR FAVOR DEUS ME DE BOA SORTE QUE EU TIRE PELOMENOS UMA MEDALHA DE BRONZE OU DE PRATA EU SÓ QUE ISSOOOOOOO

42. bruno - 12/05/2010

I want to do well in the testbut then again not giving ta to open the link ..

43. adrielle - 12/05/2010

ai o que sera que vai cai nessa prova de 2010 to com muito medo

44. luiza cardoso linhares - 12/05/2010

quero saber o conteudo e as questoes que vao cair na prova me mandem

45. maria fernanda - 12/05/2010

vou participar

46. nathália vitória - 13/05/2010

eu queria saber as questões…

47. mel - 13/05/2010

eu vo participar!!!
e as perguntas

48. mel - 13/05/2010

eu vo participar!!!
mas quero saber o conteudo!!!

49. melissa - 13/05/2010

oba eu nao de nada!!!
e agora

50. lucas - 13/05/2010

a prova e amanha e nao consegui estudar a professora passou um video mais em meio a tanta gente como podemos prestar atençao??? e agora…

51. Camila - 13/05/2010

a prova é amanhã e eu quero saber + sobre astronomia

52. suelem oliveira - 13/05/2010

gostaria que vcs facilitacem essa prova pois varias pessoas consideram dificil

53. KAREN KAROLINE ARAUJO DO NASCIMENTO - 13/05/2010

NA ASTRONOMIA, EXISTEM DIVERSOS ASSUNTOS SOBRE TEORIAS E TUDO MAIS, QUERIA SABER MAIS SOBRE SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIO. SE PUDER, TAMBÉM QUERIA SABER SE NAS LEIS DE KEPLER, IRÁ CAIR MAIS A TEORIA OU CÁLCULO.

54. ruan crespi haveroth - 13/05/2010

eu gostaria de saber se a pr
ova sera observada por auxiliares que poderam tirar aas duvidas

55. Bia - 13/05/2010

se eu for mal na prova isso vai comprometer minhas notas de matemática e/ou ciências????

56. GiiL - 13/05/2010

tomara que ese ano seja mais dificil…

57. ruu - 13/05/2010

Bom gente na prova caira varias coisas a tia ja passou uma redação !!!

58. giovana - 13/05/2010

oi estou super satisfeita agora posso tirar uma boa nota

59. Lisaah - 13/05/2010

a prova não é difícil, basta prestar atenção. Eu só estudei um pouco e fiquei com a medalha de prata no ano passado. Este ano estou me esforçando um pouco mais e espero ir melhor. Relaxem e façam com calma (:

60. leticia hellen - 13/05/2010

quais sao o conteudo da prova do nivel 2 ?

61. Valéria , Sylvia , Maria Víctória - 13/05/2010

De qual tema vai cair na prova ?

62. Ana Carolina G . - 13/05/2010

vou fazer a prova amanhã e estou com medo porque no ano passado eu ganhei o 8º lugar e eu quero tirar esse ano o 1º , 2° ou o 3º lugar e a professora não me falou o iria cair na prova

63. nasla - 13/05/2010

sera q a prova vai ser facil pq eu só 10anos e vou fazer essa prova eu estou 6ºano eu queria saber. pq eu vou ter a prova com um prof ensupotalve bay-bay obrigada pela enfomaçã0o

64. nasla - 13/05/2010

oi obrigada pella envormação creu

65. iara rocha - 13/05/2010

O conteudo para estudar. Nivel 3 e 4.
Nível 3 (6º ao 9º ano – Ensino Fundamental):
Astronomia
1) Localização. Pontos Cardeais, bússolas. Coordenadas
Geográficas. 2) A passagem do tempo: dias e noites,
estações do ano. Meses e fases da Lua. O movimento
aparente do céu e os movimentos da Terra. Horas e
fusos horários. Calendários. 3) Climas terrestres, causas
e repercussões. O dia e a noite em partes diferentes da
Terra. As estações do ano. 4) Fenômenos do Sol e da
Lua no céu: Fases da Lua, Eclipses, Marés. 5) Primeiras
idéias sobre elementos químicos, substâncias, e a
composição dos corpos. Composição da Terra, da Lua e
dos outros corpos do sistema solar (planetas, cometas,
asteróides, etc.). Composição das estrelas. 6) Como os
corpos do Sistema Solar se distribuem no espaço e como
eles se movem. Noções de gravitação. 7) Idéias sobre
luz e sobre como ela é importante para astronomia. Os
diferentes tipos de estrelas existentes. 8) Noções sobre o
Universo e seus elementos. Histórico dos modelos
geocêntrico e heliocêntrico. 9) O céu e a Terra como
Esferas. Reconhecimento de constelações e objetos
celestes. 10) História da Astronomia e da Ciência como
um todo. Episódios específicos desta história.
Astronáutica:
1) Veículos espaciais: ônibus espaciais, foguetes,
satélites. 2) As conquistas espaciais atuais. O Homem
na Lua. Exploração do Sistema Solar. A Estação
Espacial Internacional (ISS). 3) Por que o Brasil deve
possuir um Programa Espacial? As instituições
aeroespaciais brasileiras (AEB, CTA, IAE, INPE e
ITA). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os
Foguetes brasileiros. 4) O uso de satélites
meteorológicos e de sensoriamento remoto.
Energia:
1) Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica,
Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da
Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição).
2) Energia e o Meio Ambiente. Cultura do “Saber
Cuidar” e do “Não Desperdício”. 3) Eletricidade e
alguns de seus aspectos técnicos. 4) Aspectos práticos
sobre o consumo de Energia Elétrica. Leitura do
medidor de consumo residencial, Selo Procel,
Equipamentos eficientes em energia e água, e Prática
dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Nível 4 (Ensino Médio):
Astronomia
1) Conhecimentos básicos sobre Terra, Lua e Sol, seus
movimentos, forma e composição (ver nível 3). 2)
Conhecimentos básicos de Mecânica: Leis de Newton,
Energia. Gravitação Universal. Leis de Kepler,
movimentos e composição do Sistema Solar. Outros
sistemas estelares e planetários. 3) Concepções e idéias
básicas sobre a luz. Espectro Eletromagnético. Como os
astrônomos interpretam a luz que chega do universo. 4)
Idéias básicas sobre elementos químicos. Composição
dos astros. 5) Estrelas e seus diferentes tipos.
Fenômenos da atmosfera do Sol. Interiores estelares e
evolução estelar. Objetos compactados: anãs brancas,
pulsares, buracos negros, etc. 6) Cosmologia: teorias
sobre formação e evolução do Universo. Astrobiologia:
como compreender a existência de vida neste Universo.
7) O Céu e a Terra como Esferas. Reconhecimento de
constelações e objetos celestes. 8) História da
Astronomia e da Ciência como um todo. Concepções
sobre o fazer científico. Episódios específicos desta
história. 9) A idéia e a prática de fazer medidas em
ciência. Medidas em astronomia em geral.
Experimentos, tabelas, gráficos.
Astronáutica
1) História da exploração do espaço e sua ligação com a
história política mundial. 2) As conquistas espaciais
atuais. Exploração do Sistema Solar. A Estação Espacial
Internacional (ISS). 3) Por que o Brasil deve possuir um
Programa Espacial? A instituições aeroespaciais
brasileiras (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Os satélites
brasileiros (SCD e CBERS). Os Foguetes brasileiros. 3)
Problemas de mecânica celeste envolvendo lançamento,
manutenção e controle de foguetes e satélites em órbita
da Terra ou de outros corpos. 4) O uso de satélites
meteorológicos e de sensoriamento remoto.
Energia
1) Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica,
Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da
Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição).
2) Energia e o Meio Ambiente. Sustentabilidade (social,
ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade
Sócio-Ambiental. 3) Física da geração e transmissão de
energia. Eletricidade e seus aspectos técnicos. 4)
Aspectos práticos sobre o consumo de Energia Elétrica.
Leitura do medidor de consumo residencial, Selo Procel,
Equipamentos eficientes em energia e água, e Prática
dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

66. monique - 13/05/2010

PROVA DIFICIL EIN DEVIAM FACILITAR UM POUCO PARA TODOS TEREM CHANCE DE FAZER…

67. maria eugenia - 13/05/2010

olha eu acho essa prova muito dificil!!!! dificill pa caranba!!
facilita aii para agente entender melhor!!!

68. Jhennyfer - 13/05/2010

Quero saber as perguntas e respostas das provas de astronomia!

69. alessandro - 13/05/2010

quero saber mais

70. Thais - 13/05/2010

Pessoal tomara que eu tiro nota boa com essas dicas se nao éh culpa de voxes.rsrs
Brigada pelas as dicas

71. lAIS - 13/05/2010

GENTE EU QUERIA QUE ESTIVESE O COTEUDO DAS PROVAS PARA ESTUDAR….

72. dudah amooh - 13/05/2010

idem a numero 1 conteudos do nivel 3^^

73. Ava - 13/05/2010

aaah necessito tirar nota boa *-* pout’s ja é amanha *o*
valeu as dicas aê :D:D

74. Ava - 13/05/2010

eu tenho todo o conteudo !

75. Ava - 13/05/2010

uauu ninguem quer ajuda

76. Zayne Fernanda - 13/05/2010

Eu queria saber onde q eu estuda para a prova da OBA! ?

77. Isah - 13/05/2010

A prova vazou? Tem gente sabendo já o que vai cair? O_O

78. Ava - 13/05/2010

nem é o que vazou eu fuço muito isah

79. Ava - 13/05/2010

Zayne
Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais. Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. [voltar para o topo]

80. POLYANA MARIZE - 13/05/2010

EU QUERIA SABER TUDO O QUE VAI CAIR NA PROVA SOBRE ASTRONOMIA
,ASTRONAUTICA ,ENERGIA E MEIO AMBIENTE.
OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO E FICA COM DEUS
BJSSSSSSS!!!

81. Ava - 13/05/2010

Polyana se é nivel 3 esta ai

82. Isah - 13/05/2010

vc jah sabe da prova inteira?

83. Letícia Batista - 13/05/2010

queria um pouco da revisão da oba ate hoje priciaso pra fazer a prova vou fazer a prova na escola se poder mandar uma revisão agradeceria bjus ♥

84. Ava - 13/05/2010

heer muito não ,isah mas sei o que vai cair

85. Isah - 13/05/2010

tem alguma questão que vc sabe? Poderia me ajudar? Estou com um pouco de medo da prova D:

86. Ava - 13/05/2010

isah assim as questões qu vai cair não sei mas tudo o que eu escrevi ali em cima é o coteudo da prova ,relaxa uma dica :uma questão responde a outra ;D meu segundo ano espero ganhar medalha de ouro de novo *-*

87. Ava - 13/05/2010

amres isso cai !
Nome da estrela Constelação Magnitude Ap.
1. Sol nenhuma -26,72
2. Sirius Canis Major -1,46
3. Canopus Carina -0,72
4. Arcturus Boötes -0,04
5. Alfa Centauri Centaurus -0,01
6. Vega Lyra 0,03
7. Capella Auriga 0,08
8. Rigel Orion 0,12
9. Procyon Canis Minor 0,38
10. Achernar Eridanus 0,46
11. Betelgeuse Orion 0,50
12. Hadar Centaurus 0,61
13. Aldebaran Taurus 0,85
14. Antares Scorpius 0,96
15. Spica Virgo 0,98

88. Isah - 13/05/2010

Obrigada Ava.
o que mais vai cair?

89. Ava - 13/05/2010

isah magina ,olha ,Rotação da Terra (360°) dura exatamente 23 horas ,56 minutos,4 segundos e 9 centesimos
Pontos cardeas :
Norte,Sul,Leste e Oeste
amr não sai daqui que eu to achando mais coisa

90. Ava - 13/05/2010

manda mais ?

91. Tifany - 13/05/2010

Gabarito desse ano aguém tem? deixei pra estudar na última hora, por que vai valer nota pra Ciências e Geografia. : (

Sei que é dificil mas se alguém tiver… : )

Aliás nunca mandam um tal de relógio astronomico (ou coisa parecida) please!!!!

92. Isah - 13/05/2010

manda sim….

93. Isah - 13/05/2010

Por favor…

94. Isah - 14/05/2010

Boa Noite, e boa prova hj p tds!!!!

95. virginia grasiela costa ferreira braga - 14/05/2010

a prova é a mesma do ana anterior?????ou modificará ?? e quais sã o as perguntas

96. Deborah - 14/05/2010

Gente eu queria que tivesse as questões da prova para mim estudar melhor!!!!RSRS

97. Deborah - 14/05/2010

Gracias muchacho !Buena suerte!

98. IARTRONE - 14/05/2010

como se for ma as estrelas.

99. ariany - 14/05/2010

cade os assutos da prova !

100. nara rayane - 14/05/2010

eu queria sabe o que vai cai nessa prova”!

101. bia - 14/05/2010

gente eu to com medo a prova é dificil pra caranmba

102. beatriz - 14/05/2010

como eu pego as questoes que vai cair na prova da oba ????
esto com muito medo! :S
não estudei nada ainda !
mim chamarão para fazer a prova agorinha mesmo !
:S
mim manda aa ir as questoes gente pufavorrrrrrr !!!!!!!

103. beatriz - 14/05/2010

air meu e-mail bia_girl01@hotmail.com

104. nara rayane - 14/05/2010

o que vai cai na prova do 5 ano

105. FELIPE - 14/05/2010

to ferrado, cabei de descubri que vo fazer a prova VLW EVA PELAS DICAS E TDS QUE TAO POSTANDO

106. mari loly erika - 14/05/2010

queria muito ter um bom rtesultado mais e muito dificio as questoes so pelo o conteudo ja se pecebe

107. FELIPE - 14/05/2010

onde acho as questoes da prova ?? onde achei ta em formato pdf e nao sei usar akele negocio (so pessimo em informatica) alguem sabe onde tem as questoes de anos anteriores a nao ser no site da oba ?

108. rafael - 14/05/2010

acho q vou me dar bem
ne ajudemmmmmmmmmmmmm@!!!!!!!!!!!!!!!!!!

109. mikaella santos nogueira lima - 15/05/2010

quero saber da minha nota do ano passado aonde eu procuro?

acho que vou conseguir me ajudem bastane dizendo boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

110. Bianca - 15/05/2010

Já corrigi minha prova e tierei 5,4 tenho chance de ganhar bronze pelo menos? Sou do nível 4, é a primeira vez que participo e não sei qual é a pontuação necessária para ganhar medalhas.
Aí pessoal que já participou e ganhou medalhas, por favor me respondam!
BeijoO

111. emili - 17/05/2010

graças a deus ocorreu td bem nessa prova quem vai fase essa prova ainda não tenha medo deus vai guia vcs bjooo

112. guilherme - 26/05/2010

eles nunca mandam nada para a escola antes da prova!!!!

113. S.D.S.M - 27/05/2010

Qual o conteúdo para a prova do 6º ano 5° sériede Umirim-Ce?????

114. raquel - 07/06/2010

qual o conteúdo das provas de nivel 3?

115. Eriikaa - 30/06/2010

Eu fiz a OBA do nivel 3 , minha nota final foi 6,7 …. Preciso de quanto para passar na proxima fase ?!

116. Bianca Viana - 25/09/2010

eu vou fazer a prova hoje dia 25/09/2010
eu tô muuiito nervosa…Me Desejem Boa Sorte!!!
=)

117. Bianca Viana - 25/09/2010

eu vou fazer a prova de fisica hoje dia 25/09/2010
eu tô muuiito nervosa…Me Desejem Boa Sorte!!!
=)

118. alessandra - 14/03/2011

como posso conseguir o conteudo da prova ultimo nivel a onde eu posso conseguir

119. alessandra - 14/03/2011

to muito anciosa para fazer a prova

120. alessandra - 14/03/2011

eu quero fazer a prova de quimica

121. ligya beatriz dias oliveira - 02/05/2011

séra q eu vou ganha a medalha????????????

122. joice - 10/05/2011

legal

123. JOÃO VICTOR NASCIMENTO COSTA E SILVA - 10/05/2011

essa prova é muito interessante!!!

124. JOÃO VICTOR NASCIMENTO COSTA E SILVA - 10/05/2011

sera que eu também irei ganhar a medalha???
quando eu crescer quero ser astronomo!

125. Wanderlane Sousa - 11/05/2011

Eu queria as utimas questões para eu estudar

126. Wanderlane Sousa - 11/05/2011

quero medalha

127. lucas - 11/05/2011

vai ser dificil mais eu reprensentar bem o meu estado

128. elymara joyce - 11/05/2011

a prova e’ muito boa e com cetificado e’ melho ainda _te adochu……

129. larissa - 12/05/2011

oi eu queria saber as perguntas que vai cair na prova…obrigada

130. sammara - 12/05/2011

boa sorte para todos.

by:sammara

131. maisa eloi cruz - 12/05/2011

que perguntas vão cair na prova da oba

132. Bárbara Victória - 13/05/2011

era bom que tivesse as perguntas das provas ! assim ficaria mas facil ! mas eu gostei das dicas e eu acho que da pra fazer uma boa prova .

133. Wesley Dias - 10/05/2012

Pra mim era pra ser do nível de cada serie porque vocês colocam questões muito complicadas para alunos de 1º ano assuntos que nunca vimos pra mim era pra se cada serie de acordo com seu nível de aprendizado, (y) porque assim fica mais adequado para que o Aluno possa conseguir uma medalha além do certificado

134. MARIA GABRIELLA DA SILVA PEDROSA - 11/05/2012

EU VU ME DAR MAL POS N SEI NEM A METADE DAS COISAS QUE VAO CAIR NA PROVA ME FERREI ACHO QUE VOU ME DAR MAL


Deixe uma resposta

