jump to navigation

Um impacto em Júpiter! 21/07/2009

Posted by fellipy in Ano Internacional da Astronomia, Astrofísica, Astronomia, Astronomia Amadora, eventos, história, NASA, Sistema Solar.
Tags: , , , , , , , , , ,
trackback
371581main_Hompage_Jupiter_Impact_v2_640x350

Créditos da Imagem: NASA/JPL/Infrared Telescope Facility, localizado no Mauna Kea, Hawaii

Imagine a cena: Anthony Wesley, astrônomo amador, estava na Austrália fazendo algumas observações do planeta Júpiter, quando de repente ele percebe uma mancha bem escura na superfície do planeta, próximo ao pólo (imagem acima). A imagem o intrigou, fazendo-o procurar o pessoal adequado para entender o que haveria acontecido naquele momento durante a imagem.

Assim, conseguindo contato com os cientistas o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL),  foi possível estudar o fenômeno utilizando telescópios que captam imagens em infravermelho. E, no dia 20 de julho (última segunda-feira), veio a notícia esperada: Anthony detectara em sua imagem a colisão de um grande objeto sobre a superfície de Júpiter, causando assim um buraco escuro, tendo o tamanho equivalente ao da Terra.

Analisando as imagens de Júpiter em infravermelho, eles puderam ver que a mancha sobre a superfície era brilhante, dando o sinal de que algum tipo de explosão teria acontecido naquele local. Segundo os dados obtidos, ainda não dá pra ter certeza se foi um asteróide ou um cometa que se chocou com Júpiter; entretanto, pelas imagens há fortes indícios de que tenha sido um cometa.

Até os cientistas da NASA se espantaram com a incrível sorte obtida pelo astrônomo amador. “Somos extremamente sortudos ao observar Júpiter no momento certo, na hora certa e no lado certo de Júpiter, testemunhando assim o evento”, disse Glenn Orton, um dos cientistas do JPL.

Além do grande evento, uma outra coincidência marca esta notícia: há exatamente 15 anos atrás, astrônomos de diversas partes do mundo puderam observar pela primeira vez a colisão de um cometa sobre a superfície de um planeta. Esse cometa era o Shoemaker-Levy 9 e o Planeta era Júpiter mais uma vez.
O Shoemaker-Levy 9 foi detectado em 1993, e em 1994, ele se fragmentou em cerca de 24 pedaços, se chocando contra Júpiter.

Fonte dos dados: NASA e revista NewScientist.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: