jump to navigation

Buraco Negro Fora do Lugar? 16/05/2009

Posted by Pedro Paiva in Astrofísica, Astronomia, Buracos Negros, Galáxias, Observatórios.
Tags: , , , ,
trackback

Charles Messier catalogou uma galáxia espiral semelhante à Via Láctea pela sigla M 94. Identificada pela primeira vez em 1781 pelo astrônomo francês Pierre Méchain, a M 94 fica em meio a constelação dos Cães Caçadores a 15 milhões de anos-luz da Terra, é muito estudada pelos astrônomos de maneira geral e possui uma região central menor que o nosso sistema solar que emite uma espécie de luz diferente que costuma indicar a presença de um buraco negro.O brilho causado por buracos negros costuma vir do movimento do que está prestes a ser “devorado” pelo mesmo, a velocidade atingida pela matéria antes de chegar no ponto em que não há mais volta é tamanha que acaba emitindo radiação eletromagnética nos mais diversos comprimentos de onda, o que inclui a luz visível.

© Sloan Digital Sky Survey
M 94: galáxia com buraco negro atípico

Nas últimas décadas buscou-se muito esse buraco negro, porém sem sucesso. Chegou-se até a discutir outras prováveis fontes para essa radiação emitida, porém esse ano a história mudou. Com o auxílio do Gemini Norte (um dos maiores telescópios ópticos da Terra, localizado no Havaí com um espelho de 8,1 metros de diâmetro), um grupo brasileiro liderado pelo astrofísico João Steiner conseguiu localizar o tão esperado buraco negro. Estranhamente, entretanto, ele não se encontrava onde todos achavam que deveria estar, estava deslocado em 10 anos-luz do centro da galáxia (onde os buracos negros costuma estar). “Era tão óbvio que ele deveria se encontrar no centro da galáxia que jamais se imaginou que estivesse em outro lugar”, comenta Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Roberto Cid Fernandes, astrofísico da Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC) já havia, sem sucesso, procurado pelo buraco negro da M 94 e agora, propõe junto a Steiner uma resposta para o por que de o buraco negro não estar no centro da galáxia, para eles, a colisão da M 94 com uma galáxia menor há 2 milhões de anos causou o deslocamento de sua posição inicial e, agora, a galáxia ainda está a buscar o equilíbrio pós-colisão.

Uma matéria sobre o assunto foi publicada pela revista Pesquisa FAPESP e inclui informações sobre coleta e análise de dados astronômicos e pode ser lida aqui

Anúncios

Comentários»

1. Alan - 23/05/2009

Muito bom ver os brasileiros fazendo ciência! Um abraço ao pessoal de São Carlos, vamos ver se eu não dou um jeitinho de participar de novo da Sefis!

Alan Celestino – Udesc – Santa Catarina

2. ricardo - 07/06/2009

ue como isso aconteceu nao sabia dessa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: