jump to navigation

Para observar o céu, apague as luzes! 07/03/2009

Posted by fellipy in Ano Internacional da Astronomia, Astronomia, eventos, Poluição luminosa.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

O site Globe at Night propõe fazer uma grande experiência para saber de que forma a poluição luminosa está afetando o céu, e você também pode participar!
Para isto, basta encontrar no céu a constelação de Órion entre os dias 16 e 28 de março no período das 19 às 22h, e informar quais são as estrelas desta constelação que são observadas (magnitude aparente). No site podem ser encontradas as instruções para a observação e até mesmo cartas e imagens que podem ajudar na observação e na classificação do céu.
Vale lembrar que nos anos anteriores do Globe at Night, o Brasil não teve uma participação efetiva do evento, ao contrário de outros países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.

E falando em eventos, não podemos esquecer da Hora do Planeta (Earth Hour), que acontecerá também em Março. Organizado no Brasil pela ONG WWF Brasil, este é um evento simbólico para mostrar a preocupação da população e de entidades com as mudanças climáticas e o temido aquecimento global.
No dia 28 de março, sábado, entre 20h30 e 21h30, os participantes deste movimento devem apagar as luzes de sua residência/empresa.
Para participar, basta fazer seu cadastro no site.

Para a astronomia, o ato de apagar as luzes vale muito mais do que um ato contra o aquecimento global. Quanto menor a iluminação, menor será a poluição luminosa e melhor será a qualidade da observação do céu.

Anúncios

Comentários»

1. хостинг - 20/11/2009

necessario verificar:)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: