jump to navigation

Aproximação Máxima do Cometa Lulin 22/02/2009

Posted by gurojas in Astronomia, cometas.
Tags: , ,
trackback

O Carnaval deste ano tem um visitante ilustre: o Cometa Lulin faz nesta terça-feira (24/2)  sua aproximação máxima da Terra, chegando a 61 milhões de km do nosso planeta. Nessa noite, além de atingir seu brilho máximo (magnitude 5,0), o cometa poderá ser facilmente localizado no céu, pois estará “ao lado” do planeta Saturno. É claro que este é apenas um efeito de projeção: Saturno está aproximadamente 20 vezes mais distante que o Lulin.

Mesmo se na sua cidade o tempo estiver chuvoso, ainda é possível ver o Lulin: O Observatório Mead da Universidade de Columbia (EUA) irá transmitir ao vivo pela Internet imagens deste visitante do espaço. Nas madrugadas de segunda (23) e terça (24) de Carnaval, a partir das 02:30 (horário de Brasília), internautas de todo o mundo poderão acompanhar o fenômeno através do endereço

http://www.ccssc.org/observatory/darksky_cameras/darksky_cam.html

Na madrugada de 24/2, o cometa Lulin aparecerá muito próximo a Saturno.

Na madrugada de 24/2, o cometa Lulin aparecerá muito próximo a Saturno.

Se o tempo estiver bom, não é preciso esperar até tão tarde. O cometa será visível a partir das 20:00 h, na constelação de Leão. Entretanto, convém esperar até as 23:00 h para que seja melhor visualizado. Recomenda-se a utilização de binóculos para observar o Lulin, que aparecerá como uma mancha esbranquiçada (não espere ver a cor esverdeada: ela só é perceptível fotografias de longa exposição).  Aqueles que vivem em localidades rurais, afastados das luzes das cidades, poderão enxergá-lo sem o auxílio de instrumentos.

Leia mais sobre o cometa Lulin no site oficial do Ano Internacional da Astronomia, no site da REA (Rede de Astronomia Observacional), e na Folha Online.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: