jump to navigation

Ajude a classificar galáxias! 18/02/2009

Posted by gurojas in Astrofísica, Astronomia, Observatórios.
Tags: , ,
trackback

Está no ar a nova página do Galazy Zoo, um projeto em que qualquer pessoa pode ajudar a Astronomia classificando galáxias.

As galáxias são imensos sistemas compostos por bilhões de estrelas. A Terra, os planetas, o Sol e as estrelas que vemos à noite fazem parte da nossa Galáxia, a Via Láctea, que é apenas uma das bilhões de galáxias no Universo.

As galáxias podem ter diferentes formas: algumas, como a Via Láctea, são espirais, enquanto outras são elípticas. Ainda há aquelas que não apresentam estrutura bem definida, e são classificadas como irregulares. Todas tem algo em comum: estão muito distantes de nós, e por isso são invisíveis a olho nu (com algumas raras exceções). Estudando as galáxias, os astrônomos procuram entender melhor como elas se formam e evoluem, e assim compreender melhor a origem e funcionamento do  Universo.

Por serem muito numerosas, o estudo dessas galáxias está sempre carente de mão de obra. É aí que entra o Galaxy Zoo: após se cadastrar no site e fazer um pequeno tutorial, o internauta já está apto a classificar esses objetos, analisando imagens reais do Universo. É um esforço coletivo, de pessoas do mundo inteiro com as mais variadas formações, movidas pela curiosidade e amor pela Astronomia.

hannysvoorwerp_wht_big

A professora primária holandesa Hanny van Arkel descobriu o estranho objeto esverdeado acima usando o Galaxy Zoo.

As oportunidades de descoberta são muito vastas: em 2007, uma professora holandesa identificou através do Galaxy Zoo um tipo de objeto até então desconhecido, o Hanny’s Voorwerp (“objeto de Hanny” em holandês). Ainda não há consenso sobre o que a misteriosa mancha verde possa ser; especula-se que seja uma nuvem de gás refletindo a luz de um quasar distante 700 milhões de anos luz da Terra.

Participe também deste interessante projeto! Quem sabe você não será o próximo a descobrir algo novo no céu!

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: