jump to navigation

Itacuruba monitorará corpos com risco de colisão com a Terra 14/02/2009

Posted by Pedro Paiva in Astrofísica, Astronomia, cometas, Observatórios.
trackback

A cidade de Itacuruba (Pernambuco, divisa com a Bahia), com cerca de 4 mil habitantes no vale do São Francisco foi escolhida como sendo a cidade para abrigar o novo telescópio do projeto Impacton (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra do Observatório Nacional).

Com 300 noites com céu limpo, aberto e sem chuva a cidade foi escolhida para monitorar pequenos objetos celestes próximos da Terra e que possuem risco de “caírem” em nosso planeta. “A probabilidade de uma colisão é muito baixa, mas não desprezível”, afirma a astrofísica Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, coordenadora dos trabalhos que serão feitos com o novo instrumento. “Como ninguém no hemisfério Sul faz o acompanhamento sistemático desses objetos celestes, decidimos investir nessa pesquisa.”

Em Itacuruba já está pronta a base em que serão instalados o telescópio (alemão, com óptica russa) e sua cúpula de seis metros, importada da Austrália. O telescópio e a cúpula estão em Recife e nos próximos meses serão levados ao interior do estado. O custo total de implantação do projeto será de R$ 2 milhões.

A importância de monitorar esses corpos celestes é o seu risco de colidir com a superfície da Terra, causando sérios danos. De acordo com a Agência Espacial Européia, estima-se que a cada 100 mil anos um objeto de 1 km de diâmetro tem cerca de 16% de chances de cair na Terra.

Saiba mais na revista Pesquisa FAPESP que pode ser acessada pela internet clicando aqui.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: