jump to navigation

Sites interessantes de astronomia 12/02/2009

Posted by fellipy in Ano Internacional da Astronomia, Astrofísica, Astronomia, links.
Tags: , , ,
trackback

astronomerEi você! Você aí mesmo, que está interessado no Ano Internacional da Astronomia!
Muitas vezes ficamos deparados com notícias que surgem na Internet sobre astronomia, astrofísica e astronáutica. Mas, ao entender o que acontece, sempre surge aquela dúvida sobre determinado assunto. Se você passa por momentos como esse, aqui vão alguns links que explicam de forma simples e divertida os mais variados assuntos na astronomia:

  • Astronomia no Zênite: esse site já existe há algum tempo e é ótimo para quem está conhecendo agora a astronomia. Com informações atualizadas, esse site conta com os mais diversos assuntos na área, além de boas curiosidades (aliás, lá tem um tópico explicando o que é Zênite, se você ficou curioso em saber o que é isso).
  • Cosmobrain: Assim como o link anterior, também traz diversos tópicos e matérias de astronomia. Lá exietem informações mais básicas, como maérias de reconhecimento do Céu, dados sobre as fases da Lua, catálogo de objetos celestes, entre outras coisas. Além disso, esse site possui um fórum sobre astronomia, que é o que citarei agora
  • Cosmofórum: Do site do Cosmobrain, é um fórum criado tanto por astrônomos profissionais quanto amadores. As informações estão bem organizadas em tópicos e subfóruns, com explicações tanto básicas (para o público leigo), quanto mais profissional. Aliás, neste fórum há informações preciosas para quem está interessado em obter um telescópio: desde tipos até informações para que você não seja enganado.
  • Uranometria Nova: Criado pelo Professor Irineu Varella (físico formado pela USP) , é um site que contém bastante informação, principalmente nas áreas de história da astronomia e de conceitos básicos, como coordenadas, constelações, tabelas astronômicas etc. Além disso, no site há uma relação de observatórios e planetários do Brasil. Se você está interessado em astronomia, e quer conhecer o grupo mais próximo de você, recomendo a visita.
    Obs: se você é vestibulando, clique aqui e veja quais são as questões de astronomia aplicadasno ENEM e em vestibulares.
  • Observatório Céu Austral: criado pelos professores Paulo Varella (geólogo formado pela USP e irmão de Irineu Varella) e Regina Atulim (física formada pela UNESP), o site possui textos csobre astronomia, astrofísica, e boas curiosidades. O site também costuma divulgar cursos e palestras de astronomia ao longo do ano.
  • Centro de Divulgação de Astronomia (CDA): é o site do grupo de astronomia da USP São Carlos. Também possui bons textos sobre astronomia e astrofísica. No site há uma descrição do funcionamento do grupo (desde sua formação, em 1986 até os dias atuais).
    Uma recomendação deste site é a Sessão Astronomia. Todo o sábado, o CDA dispõe ao público palestras sobre os mais variados assuntos da área, e no site você pode acessá-las e baixá-las para o seu computador. São os mais variados tópicos: desde coisas básicas sobre o Sistema Solar até assuntos mais complexos, como o Paradoxo de Olbers, por exemplo.

Com todos esses links, garanto a você leitor que sesentirá mais confortável ao ler aquela matéria na Folha, Scientific American ou até mesmo aqui no blog. Leia visite e divirta-se! =)

Anúncios

Comentários»

1. adriano - 30/04/2013

legal tambem o site APOlO11.Nele voce consegue rastrear satelites em tempo real.

2. Gaysky - 12/12/2016

Marvelous, what a blog it is! This web site provides helpful data to us,
keep it up.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: