jump to navigation

Novos olhos para o Universo 10/02/2009

Posted by gurojas in Astronomia, Observatórios.
Tags: , , , ,
trackback

Boas notícias para a Astronomia Observacional! Foi firmado na última semana o acordo internacional para a construção do que será o maior telescópio óptico terrestre, o GMT (Giant Magellan Telescope).

O instrumento será composto por sete espelhos individuais de 8,4 metros de diâmetro cada. Ao atuar em conjunto, o sistema de espelhos terá resolução angular equivalente a de um telescópio de 24,5 metros, fornecendo imagens 10 vezes mais nítidas que as do telescópio espacial Hubble.

O projeto envolve nove instituições dos EUA, Coréia do Sul e Austrália e será construído no observatório de Las Campanas, nos Andes chilenos. O custo total da obra é estimado em 700 milhões de dólares, com o início das operações previsto para 2016. O vídeo abaixo mostra como será o GMT quando concluído.

Leia mais sobre o GMT no site da Agência Fapesp e no site oficial do projeto.

Outro grande projeto em andamento é o ALMA (Atacama Large Milimeter Array), que ganhou nesta sexta-feira sua segunda antena de 12 metros.

O ALMA é um projeto internacional que está sendo construído no altiplano de Chajnantor (Chile), a 5000 metros de altitude. Quando concluído em 2012, o observatório terá uma grande rede de 50 antenas, que fornecerão imagens inéditas do céu nos comprimentos de onda milimétricos e sub-milimétricos.

Confira como foi a instalação da primeira antena do ALMA, em dezembro passado.

Saiba mais sobre este projeto em http://www.almaobservatory.org/

Comentários»

1. carolina - 31/08/2014

Bom..eu to entre musica e astronomia..e Todos da minha sala reclamam quando é aula de fisica ou matematica..só por que tem calculos kkkkk e poucos me chamam de nerd..kkkkk mas se tivesse oportunidade..eu queria ser uma astronoma..mas nem minha vida é facil..tenho muita historia pra contar..e só tenho 16 anos kkkkkk…eu estou lendo um livro..e fala da historia de saac newton..algumas coisas familiares com a minha kkkkk..bom bjj ja falei de mais kkk


Deixe um comentário

