jump to navigation

Vote na próxima imagem do Hubble 29/01/2009

Posted by gurojas in Ano Internacional da Astronomia, NASA.
Tags: , ,
trackback

Para onde você gostaria de apontar o telescópio espacial Hubble?

hs-2009-06-a-small_webChega de sonhar, pois no Ano Internacional da Astronomia isso já está acontecendo! A NASA lançou o programa “A Próxima Descoberta do Hubble: Você Decide”. Internautas de todo o mundo terão a oportunidade de eleger um dentre seis alvos para ser observado com o telescópio que revolucionou a Astronomia.


O que você está esperando? Acesse o HubbleSite e participe. A votação está aberta até 1° de Março, e os participantes concorrem a 100 cópias impressas da imagem escolhida. Para votar, clique em “vote”. Para concorrer ao sorteio, selecione a opção “Enter the Drawing”, forneça o seu email e clique em “submit”. A vencedora será anunciada durante o evento global “100 Horas de Astronomia“, que acontece de 2 a 5 de abril.

.

Conheça abaixo um pouco mais sobre as seis candidatas do concurso.


Todas as imagens abaixo foram obtidas com telescópios em solo. Quais as surpresas que o Hubble revelará?

.

Nebulosa da Pata de Gato (NGC 6334)

.Região de Formação Estelar NGC 6364:  Também conhecida como “Nebulosa da Pata de Gato”, essa imensa nuvem de gás e poeira distante 5500 anos-luz da Terra é um berçário estelar.  Estrelas com até 10 vezes a massa do Sol estão sendo formadas nessa região, num processo que dura milhões de anos. No total, a nuvem possui material suficiente para formar cerca de 100 mil estrelas como o Sol.

A imagem acima foi tirada pelo telescópio Blanco no Chile, cujo espelho tem 4 metros de diâmetro. O Hubble, apesar de ter um espelho menor (2,4 metros), está no espaço, livre das distorções causadas pela atmosfera terrestre. Esse detalhe é que faz com que as imagens do Hubble tenham qualidade e resolução incomparáveis.

.

Nebulosa Planetária NGC 6072

.Nebulosa Planetária NGC 6072:  Apesar do nome, este tipo de objeto não tem relação alguma com planetas, sendo na verdade uma nuvem de gás expelida por uma estrela agonizante. As nebulosas planetárias são um dos estágios finais da evolução de estrelas de baixa massa, como o nosso Sol.

Dentro de aproximadamente 7 bilhões de anos o Sol deixará de queimar Hidrogênio em seu núcleo, e perderá suas camadas exteriores para o espaço interestelar. Esses gases formarão uma bela nebulosa planetária que enfeitará os céus de outros mundos por cerca de dez mil anos.

A imagem acima foi gentilmente cedida por Stefan Binnewies, do observatório Capella, localizado na ilha grega de Creta.

.

Nebulosa Planetária NGC 40

Nebulosa Planetária NGC 40:  As nebulosas planetárias são tão lindas e coloridas que duas foram escolhidas para a votação final. Afinal, algumas das imagens mais famosas do Hubble, como a nebulosa do Anel, a nebulosa do Olho de Gato, e a nebulosa da Ampulheta também são objetos deste tipo. NGC 40 já tem um apelido: é chamada de “nebulosa da gravata borboleta” devido a sua forma.

..

Galáxia Espiral NGC 5172

Galáxia Espiral NGC 5172: Até agora as candidatas são objetos relativamente próximos de nós, localizados dentro da nossa galáxia, a Via Láctea.  Se pudesse ser vista por um astrônomo em outra galáxia, a Via Láctea teria uma aparência similar a de NGC 5172 (ao lado). Existem bilhões de outras galáxias no Universo, cada uma com bilhões de estrelas.

.

Galáxia Espiral NGC 4289

Galáxia Espiral NGC 4289: Dependendo da posição relativa a nós, uma galáxia espiral pode ser vista “de cima” (como o exemplo anterior) ou “de lado”, que é o caso de NGC 4289.

Nessa orientação, as nuvens escuras de poeira do disco da galáxia são facilmente visíveis frente ao fundo brilhante das estrelas, como acontece na majestosa galáxia do Sombrero (o chapéu mexicano).

.

.

Par de Galáxias Arp 274

Par de Galáxias Arp 274: Fechando a seleção das finalistas, uma dupla da pesada. As galáxias que formam o par conhecido como Arp 274 estão tão próximas entre si que experimentam o fenômeno conhecido como “canibalismo galáctico”.

Atraídas mutuamente pela gravidade, as duas galáxias fazem uma dança cósmica que dura bilhões de anos. Ao final do processo, se fundirão, dando origem a uma nova galáxia.

Uma cena parecida, na galáxia do Redemoinho, foi capturada pelo Hubble em 2005.

.

.

É isso aí! Agora que você já conhece as candidatas, acesse o HubbleSite e deposite seu voto!

.

Se você é professor ou educador, não deixe de acessar o Amazing Space para conhecer atividades didáticas que podem ser feitas com as imagens do Hubble.

.

Créditos e Copyrigh das imagens

NGC 6364 T. A. Rector (U. Alaska), T. Abbott, NOAO, AURA, NSF

NGC 6072 Capella Observatory

NGC 40 Steve and Paul Mandel/Adam Block/NOAO/AURA/NSF

NGC 5172 e NGC 4829 David W. Hogg, Michael R. Blanton, and the Sloan Digital Sky Survey Collaboration

Arp 274 Halton Arp, California Institute of Technology, 1969

Logotipo “Hubble´s Next Discovery: You Decide” NASA, ESA, and C.K. Godfrey (STScI)

Anúncios

Comentários»

1. Você decidiu e o Hubble observou | Observatório UFSCar - 17/10/2012

[…] as 100 Horas de Astronomia, foi divulgada a imagem vencedora do concurso “Hubble: Você Decide”. O grupo de galáxias Arp 274 recebeu mais de 67  mil votos dos internautas, 48% do total. A […]

2. Adam Regiaba is Great at SEO - 28/06/2013

I usually do not create a comment, however after reading through a
few of the responses on Vote na próxima imagem
do Hubble | Grupo de Astronomia da UFSCar. I do have some questions for you if you do not mind.
Could it be simply me or do a few of these remarks look as
if they are written by brain dead individuals?
😛 And, if you are posting on other online sites,
I’d like to keep up with you. Would you post a list of all of your public sites like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: