jump to navigation

O Céu do Mês – Março de 2012

O CÉU DO MÊS – MARÇO DE 2012

Faça aqui o download da carta celeste de Março de 2012 (cortesia Skymaps).

Baixe aqui o Almanaque Astronômico 2012, produzido pelo CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais).

Baixe aqui (corrigido 6 de Março)  o arquivo com o dia e hora dos principais satélites que serão visiveis durante o mês de Março


Março, assim como Fevereiro, é marcado pelo grande numero de planetas que poderão ser observados durante as noites. Mercúrio estará junto com o Por do Sol até o dia 18. Vênus e Júpiter fazem um belo par no Oeste. Marte este mês estará mais próximo da Terra e mais brilhante. Saturno e Urano também estarão  no céu durante a noite.

MERCÚRIO, o menor planeta do nosso sistema Solar, estará com magnitude -0.69 no começo deste mês, na constelação de Peixes. O melhor horário para observa-lo será durante o por do Sol, até o dia 18. Depois desta data ele se aproximará do Sol, dificultando sua observação. Nesta data ele estará com magnitude 2.80.

VENUS estará com magnitude -4.11 no inicio do mês, na constelação de Peixes, no Oeste.  Nos dias 13 e 14 Vênus estará em sua máxima aproximação aparente de Júpiter. No dia 26 estará aparentemente próxima da Lua.

MARTE aparece em oposição ao Sol, com magnitude -1.22, na constelação de Leão. Ele ficará visível durante todo o mês de Março. Este é um ótimo mês para observar este planeta, pois ele está em sua máxima aproximação com a Terra e aparentará estar mais brilhante, ótima oportunidade para observar detalhes de sua superfície através de um telescópio.  No dia 7 a Lua passará aparentemente próximo de Marte.

JÚPITER surge com magnitude -2.03 entre as constelações de Áries e Baleia, junto ao Sol no por do Sol. Ao longo das noites Júpiter surgirá cada vez mais próximo do horizonte, sendo que a partir do dia 25 deste mês sua observação não será mais possível. No dia 11 Júpiter terá sua maior aproximação do planeta Vênus.

Confira a abaixo as posições das Luas Galileanas ao longo do mês de Março

1: Io; 2: Europa; 3:Ganimedes; 4: Calisto

SATURNO nasce com magnitude 0.93 no horizonte Leste a partir das 22h e ficará visível durante todo o mês de Março. Saturno está muito próximo da estrela Spica, a estrela principal da constelação de Virgem. Spica tem magnitude 0.95 o que pode se assemelhar muito com Saturno.

URANO com magnitude 5.94 só poderá ser observado durante os primeiro dias de Março, junto ao Por do Sol, na constelação de Peixes. A partir do dia 5 não será mais possível sua observação, pois a cada dia ele se aproxima relativamente do Sol. Lembrando que Urano não é observável a olho nu, somente com auxilio de um telescópio.

NETUNO com magnitude 7.97 nascerá junto com o Sol, no horizonte Leste, na constelação de Aquário. O melhor horário para se observar Netuno será ao amanhecer, lembrando que só é possível observar este objeto com ajuda de um telescópio.

A LUA NO MÊS DE MARÇO

Dia 01 – Fase Quarto Crescente na constelação de Touro

Dia 08 – fase Cheia entre as constelações de Leão e Hidra.

Dia 15 – fase Quarto Minguante entre as constelações de Sagitário

Dia 22 – fase Lua Nova na constelação de Peixes

Dia 30 – fase Quarto Crescente na constelação de Gêmeos.

Comentários»

1. joão - 05/03/2012

eu vou acompanhar todos os dias

2. Rui Melo - 07/03/2012

Olá, ultimamente tenho dificuldades em encontrar Saturno,,,,está vísivelnesta altura?Consigo ver Venus e Jupiter juntos e depois mais para leste vejo Marte estarei correto?obrigado.

gurojas - 07/03/2012

Rui, Saturno está aparecendo mais tarde, às 21h, é melhor tentar visualizá-lo perto das 23h. A estrela Spica está logo acima dele. Ou espere até dia 10 quando a Lua fará um triângulo com esses 2 astros.

3. Antônia Maria da COnceição - 09/03/2012

no dia 08 03 2012 aqui no recife observo um fenômeno que mim deixar intrigada do lado oposto do mar tem duas estrelas uma pequena com o brilho bem forte,abaixo dela outra média com brilho bem forte,e do lado do mar a lua esta cheia.Oque são estas duas estrelas,quais planetas elas são???

4. thiago schiavon - 13/03/2012

No dia 12/03/12 avistei por volta das 19h10 no céu de Araraquara-SP uma linda “estrela” brilhante, bem forte, fitei ela por alguns segundos e do nada ela pareceu ser sugada. Simplesmente sumiu!
Arrepiei! Ó duvida! O que será que foi aquilo!

5. Fernando C. Alca Barbosa - 19/07/2012

Estas estrelas bem brilhantes que aparecem a Nordeste. Eu as vejo aproximadamenteàs 5:30 horas. Quais são?

6. k - 21/07/2012

Bom, agora são pouco mais de 4:00 da manhã, mas desde as 4:00h em ponto que eu observo uma estrela MUITO forte com outras duas estrelas próximas (mas bem mais fracas). Espetáculo lindo! Alguém sabe dizer qual estrela seria? Acredito ser o Vênus, mas posso estar errado.

7. Tiago Pires - 21/07/2012

Acordo umas 5 da manhã, e na direção do nascer do sol, acho que perto da constelação de orion, vejo duas grandes estrelas muito brilhantes e um pouco acima dela, fica o cruzeiro do sul…alguém saberia informar que estrelas são aquelas vivíveis nessa época do ano?

8. Tiago Pires - 21/07/2012

Acho que encontrei a resposta acessando o menu “Céu do mês”… parece ser Júpiter e Vênus…fica pra constelação de touro…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 65 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: