jump to navigation

Dicas para a XV OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia 03/05/2012

Posted by gurojas in Ano Internacional da Astronomia.
trackback

No dia 11 de maio de 2012, será realizada em todo o Brasil a XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial brasileira (AEB).

Continuando a tradição dos anos anteriores, o grupo de astronomia da UFSCar preparou mais um texto para você estudante que está se preparando para a prova. Aqui responderemos a algumas perguntas mais frequentes feitas por alunos de todo o Brasil, além de dar algumas dicas de como estudar e também como se preparar para as atividades da OBA.
Clique em “mais” para ler as nossas dicas.

1) Eu vou fazer a prova de qual nível? E quanto tempo ela dura?

Veja na lista abaixo em qual nível você se encaixa

Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1º ao 3º ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;

Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;

Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou a 6o ao 9o ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;

Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio.
Duração desta prova: quatro horas.

2) Como é a prova? O que poderá cair nela?

A prova é composta por 10 perguntas (5 de astronomia, 3 de astronáutica e 2 sobre energia e meio-ambiente). Além disso, dentro destas questões podem haver uma ou duas questões observacionais, das quais todas as escolas participantes são orientadas para fazer essas atividades práticas com seus alunos.
Dentre as questões de astronomia, podem caria perguntas dos mais diversos tipos: desde astronomia de posição (sendo que algumas perguntas deste tipo podem estar relacionadas às questões práticas), até mesmo astrofísica mesmo, mas sempre envolvendo conceitos de física e matemática que são palicados nas escolas.
Neste ano, comemoramos os 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço, feita pelo soviético Yuri Gagarin. Portanto, é bastante possível que seja perguntado algo referente a este fato.

3) Qual é o conteúdo da prova?

Veja no link abaixo (retirado do próprio site da OBA), o conteúdo que cairá nas provas dos quatro níveis.

Conteúdo das provas da OBA

4) Como eu devo estudar e me preparar para a prova?

Nas livrarias, bibliotecas e até em bancas de jornal você pode encontrar diversos materiais sobre Astronomia e Astronáutica que podem te ajudar. Na Internet, existem diversos sites sobre o assunto que podem ajudar os alunos dos diversos níveis da OBA (alguns deles você pode acessar visitando nossa página de links).
No site da OBA há também uma seção com a bibliografia recomendada pela comissão organizadora da Olimpíada. Uma ótima maneira de estudar é lendo, estudando e fazendo as provas dos anos anteriores.

5) Onde eu posso pegar as provas dos anos anteriores?

Para acessá-las, basta visitar a página da OBA, clicando na seção Provas e Gabaritos. Lá, você tem acesso a todas as provas (desde a I OBA) e aos seus respectivos gabaritos. Basta baixá-las no seu computador, abrir os arquivos (em PDF) e analisá-las com atenção e cuidado. O link abaixo te dá acesso direto às páginas com todas provas anteriores  e seus respectivos gabaritos.

Provas e Gabaritos da OBA

Caso esteja com problemas para visualisar os arquivos, instale o Adobe® Reader.

6) Estou com medo. A prova é complicada?

Não fique receoso, apesar da prova ser aparentemente longa, é de fácil compreensão. Pode parecer clichê, mas se você estudou não terá problemas em fazê-la.
Não tenha preguiça em ler as questões! Apesar de algumas delas terem enunciado extenso, elas podem te dar diversas informações que poderão te ajudar na resolução de alguns dos problemas propostos. Inclusive alguns enunciados podem até mesmo darem as respostas de outras questões da prova. Basta estar atento e ler a prova com atenção!
Todas as fórmulas necessárias são colocadas nas questões. Por isso, não se preocupe em decorar todas as fórmulas de física e de astronomia. Além de perder tempo, isso poderá te confundir.
Algumas questões, principalmente as de astronáutica, exigem que você faça alguma conta para resolver o problema.  Por isso, deixe registrado na folha da prova todas as contas e procedimentos que você fez para obter a resposta. Se você não conseguir calcular o resultado final, deixe os cálculos preliminares indicados, assim a resposta poderá ser parcialmente validada pelos corretores.
Se faltas espaço para a resolução das questões, você pdoe pedir ao professor mais folhas para a resolução da prova.
Um lembrete: é autorizado apenas o uso de lápis (colorido ou preto), caneta, borracha e régua na prova. É proibido o uso da calculadora.

7) Onde eu vou fazer a prova?

É obrigação da escola em que você estuda informar o local e o horário da prova.

8) E os resultados da prova, quando saem?

Os resultados são comunicados geralmente no final do ano (entre outubro e novembro). Mas, se você obter um bom rendimento na prova ou conseguir alguma condecoração, a escola irá te informar com antecedência.

9) Existe alguma premiação caso eu consiga uma boa nota?

Além do certificado que você receberá por ter feito a prova da OBA,, serão distribuidas, entre os quatro níveis, cerca de 30 mil medalhas aos alunos que obtiveram as melhores notas.
Junto com os certificados e as medalhas, o aluno também pode receber materias produzidos pela própria comissão da OBA ou obtidos por doação, além de materiais com conteúdos de astronomia, astronáutica e energia.

Essas são as dicas que nosso grupo fornece a você para ajudar com os estudos para a OBA. Se você já está estudando, ótimo, pois elas te ajudarão bastante. Se você ainda não começou a estudar, comece agora, pois já está chegando o dia da OBA!

Um último conselho: na véspera da prova, descanse bastante e relaxe. Se você costuma demorar muito tempo para completar uma prova, leve uma garrafa de água e uma fruta para repor as energias. Para os estudantes do Ensino Médio, é bom saber que alguns vestibulares usam a mesma metodologia da OBA para a elaboração das suas provas.

Desejamos a você uma boa prova e boa sorte! =)

Comentários»

1. roberto francisco - 03/05/2012

Ola gostaria de fazer a prova,tenho ensino medio,tenho 55 anos,comprei um telescopio,estou pesquisando aqui ,ali encontrei este saite,não estou em nenhuma escola,eu posso fazer a prova.
como estaudar materias.

gurojas - 04/05/2012

Roberto, as provas do OBA são destinadas a estudantes regularmente matriculados nos ensinos funcamental e médio. Não é possível que pessoas que não estão cursando estes níveis façam a prova.

roberto - 04/05/2012

OK ENTENDI, MUITO OBRIGADO.

2. Einstein - 05/05/2012

vou ganhar ouro nesse ano

3. =) - 06/05/2012

leeeeeeeeeeeeeegal

4. victor venancio - 06/05/2012

boa sorte a todos ;]

5. matheus - 07/05/2012

to ferrado vei

6. Pedro Vinnicius - 07/05/2012

A pergunta 8 vai pegar muita gente eu vo logo avisando já fiz todas as provas da OBA! E tambem vo dar um comentário : Boa, sorte pra todos que vão fazer essa prova e que Deus responda para vc e que Deus te abençoe! :))))))))))))))))))))).

7. *emilia* - 07/05/2012

nossa essas provas sao muito dificio e opreciso das respostas

8. *emilia* - 07/05/2012

obrigada

9. Guilherme - 07/05/2012

sou foda tenho 9 anos e já é a 3° vez que faço essa prova e também ja é a 3° vez que vou ganhar medalha de ouro

10. Leticia - 09/05/2012

A prova de nivel 2 e 3 são dificeis queria saber se todo ano são as mesmas perguntas ?

11. giovanna vilarinho sampaio - 09/05/2012

ai eu to nervosa amanha eu vou fazer a provaa ai que medo mais vou seguirseus conselhos ta boa sorte para mim e para todoss amo vcs thauuuuuuuuuuuuuuuu

12. nicole - 09/05/2012

oi gente eu tenho 10 anos e eu vou fazer a prova depois da manha eu to muito nervosa gente da alguns conselhos por favor obrigado eu tambem do muito boa sorte para aqueles que vao fazer a prova thauuuuuuuuu

13. Cícera - 10/05/2012

qual é as respostas das questões da prova?

14. alana ripardo - 10/05/2012

aff

15. Richard Lucas - 10/05/2012

Vou fazer essa prova pela 2 vez, e na primeira ganhei broze no rank nacional e por pouco não consegui prata, esse ano quero ouro e vou me preparar para organizações como o ITA… UUUUHUUUULL, SUPER COOL EMPOLGATION SON OF THE FUCKMOTHER WUAAAAL !!

16. paulo victor - 10/05/2012

Então vamos ver!!!!! Que venham os concorrentes !! vou ganhar e ainda vou participar da olimpiada latino-americana de astronomia .

17. jonathan - 10/05/2012

eu vo ganhar esse ano esperem e verão

18. jonathan - 10/05/2012

vou ser o orgulho da minha escola

19. laiza camps das graças - 10/05/2012

e a segunda vez que faço estou muito nerosa para eu fazer amanha

20. lais - 10/05/2012

1° vez q faço estou muito ansiosa!!!!!!!!!!

21. GREGORY - 10/05/2012

ESSA PROVA E FODA ANO RETRASADO EU FIZ NOSSA Q COISA DIFICIL KARA INFELIZMENTE NAO TIREI A MEDALHA DE BRONZE NEM DE PRATA MUITO MENOS DE OURO PF ME AUDEN! SOCOOOORO!

22. izabel - 10/05/2012

nossa a prova e facil de mais quem esta com duvidas não fique pois e facil so precisa estudar meu nome e izabel e eu tirei 10 mas foi porque minha mae nem deixou eu dormir a noite toda eu so fiquei estudando estudando e ate que dormla do pc kkk e essa minha dica estudem bastente

23. alice - 10/05/2012

to com tudo tirei 10 fui a unica da escola …. eu acho

24. iara - 10/05/2012

eu ganhei o trofeu ano passado foi xou
dica nao fiquem com medo

25. Letícia Rodrigues - 10/05/2012

poorfaavoor mee ajuudem !!!!

26. bai - 10/05/2012

eu quero saber qual é o site da oba!!

27. Este - 10/05/2012

foi boas dicas que eu consegui vou fazer a prova amanha estava com pouco de medo mas passo.
Também quero dar boa sorte a todos que vão fazer a prova

28. thalia - 10/05/2012

ihhhhhh ta dificil….

29. Angélica Pampolim - 11/05/2012

Vai estar difícil a pova.. Boa sorte a todos… E para mim :)

30. KELLY - 11/05/2012

Espero q esteja fácil, quero ganhar uma medalha este ano.
BOA SORTE Á TODOS…

31. lucas vinicius de souza - 11/05/2012

lucas 11/05/2012
vou fazer a prova hoje e tou muito nervoso pois nunca fiz essa prova antes boa sorte pra vcs e pra min tambem

32. michelle - 11/05/2012

tbm nunca fiz mas espero conseguir uma boa prova pra mim e todos

33. alessandro - 11/05/2012

espero ganhar

34. alessandro - 11/05/2012

sera que ganho

35. alessandro - 11/05/2012

tomara

36. vanessa - 12/05/2012

eu nunca fiz essa prova,espero que deus me ajude.pois quero ganhar medalha de ouro.(estou com muito medo!!!) boa sorte para mim . e para todos que vão fazer essa prova.

37. carmem angelica - 12/05/2012

Sou professora de primeiro grau, como faço para levar o evento a minha escola,ou como cadastrar.

gurojas - 20/05/2012

Carmem, a Olimpíada Brasileira de Astronomia é realizada uma vez por ano, todas as informações podem ser obtidas no site http://www.oba.org.br

38. leone - 28/06/2012

ja pacei porque eu sou melhor que todos voceis

39. leone - 28/06/2012

eu sou ocara siga meu exemplo porque eu sou o cara eu sou o futuro do brasil seus fracos Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……..

40. lorrainy - 12/10/2012

O COISA FASIO

41. Carlos Henrique - 24/10/2012

Oi eu sou carlos moro no pernambuco eu estou terminando o primeiro ano do ensino médio como faco para me escrever eu estudo na escola erem:muniz falcão trindade e aonde faço?

42. ANA JULHA - 30/04/2013

TOMARE QUE OQUE EU LI E AJUDE

43. RANIELLI WALLISSOM - 06/05/2013

Vou me esforçar o máximo

44. Élian Fernanda - 09/05/2013

Élian Fernanda

espero fazer uma ótima prova!


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 65 outros seguidores

