jump to navigation

O Céu da Semana 21/06/2011

Posted by fellipy in Astronomia, eventos, programa, ufscar, Vídeos.
Tags: , , ,
trackback

O Céu da Semana agora é produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar. Todas as semanas, Carolina Fonseca e Gustavo Rojas apresentam dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

Confira todos os programas apresentados no Youtube clicando aqui

O quadro também é apresentado no Paideia, um programa radiofônico sobre cultura científica. Ele é veiculado ao vivo, todas as terças-feiras, às 18h, na Rádio UFSCar. Para saber mais sobre o programa, acesse o blog do programa (programapaideia.wordpress.com).

A Univesp TV é o canal digital 2.2 de multiprogramação da TV Cultura,e também pode ser assistida em live streaming pelo site http://www.univesp.tv.br.

siga o @CéudaSemana no twitter

About these ads

Comentários»

1. Leandro - 03/06/2010

Gostaria de saber se Saturno aparece com muito brilho ou mais parecido com uma estrela normal, não consigo encontrá-lo.
Obg.

2. gurojas - 04/06/2010

Olá Leandro, Saturno não está tão brilhante como Vênus ou Júpiter. Está com magnitude 1,0, aproximadamente o mesmo brilho de Marte e da Acrux (estrela mais briilhante do Cruzeiro do Sul).
Se você conseguir encontrar Marte, Saturno está acima e à direita, mas não muito no alto.

3. ricardo barreto - 20/03/2011

Olá Gustavo Rojas tudo bem? amo seu programa Céu da semana parabéns. Olha gostaria de uma opnião sua quero comprar um binoculo mas estou indeciso entre dois o skymaster 15×70 e o skymaster 20×80 da celestron, a questão não é preço e a qualidade, gosto de ver aglomerado, nebulosas e planetas com meu telescópio refletor 76 mm e queria ver também com o bino com a mesma qualidade ou o mais próximo, qual o melhor? Muito obrigado e grande abraço sou seu fã!

gurojas - 22/03/2011

Olá Ricardo. Obrigado pela mensagem. Os binóculos são instrumentos de campo grande, apropriados para visualização de aglomerados, nebulosas, cometas e a região da Via Láctea. Não são indicados para planetas porque não aumentam muito a imagem. Comparados com seu telescópio, a imagem terá menos aumento, mas será mais brilhante.
Os binóculos que você citou são bons, de grande abertura, porém você vai precisar de um tripé para poder usá-lo de maneira adequada. Eles são pesados e a imagem vai ficar tremida se você segurar somente na mão. Caso não queira usar um tripé é melhor escolher um modelo com menos aumento (um 7×50 ou 10×50).

4. RICARDO - 23/03/2011

Obrigado vou seguir suas dicas!Abraço

5. farhias - 30/11/2011

goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooostei!

6. sara - 19/12/2011

oi, estou com dificuldades para encontrar a constelação de pegaso pode me ajudar

7. josé geraldo - 13/08/2012

Olá gostaria Gustavo!! Gostaria de saber qual a posição de netuno e urano no mes de agosto e quais suas magnitudes pois gostaria de observá-los.Moro em brasilia e tenho um telesc. Newtoniano 230mm f/7.Hoje que tive oportunidade de conhecer seu programa.Achei excelente. Parabéns!!
Obrigado!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 65 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: